Cobogó de concreto: por que escolhê-lo para sua casa?
Os cobogós tipo concreto talvez sejam os mais populares entre os tipos de cobogó que existem. Também conhecido como modelo Pirâmide, Pipa ou Bandeira, este modelo é trabalhado fazendo uso de formas simples e desenhos contemporâneos.
O cobogó é um tipo de tijolo vazado criado em Recife no ano de 1920 que vem se tornado bastante popular entre arquitetos e decoradores. São uma boa pedida para decorar fachadas e cômodos externos e internos já que, além de serem fácil de encontrar, possuem um preço de mercado bastante acessível para o consumidor comum.
Por isso, se você está buscando um elemento que seja acessível, funcional e ainda garanta uma pitada de exclusividade em seu projeto, pode ter a certeza de que o cobogó de concreto é a opção ideal.
Que tal saber mais sobre ele?

Vantagens de se utilizar o cobogó de concreto
O cobogó de concreto tem grande resistência, o que faz com que possa ser utilizado em espaços externos com grande fluxo de pessoas e em exposição a chuva e ao sol. Além disso, ele pode ser utilizado e diversos ambientes devido a sua versatilidade. Desde fachadas de prédios até jardins, a peça de concreto cairá muito bem não importa aonde esteja.
Possui, também, grande variedade de modelos que podem ser utilizados. Tão é verdade que todos os dias novos designs são desenvolvidos com estilos bastante variados, desde os clássicos até os mais geométricos. Sua facilidade de manutenção e assentamento não pode ser esquecida.
Ele deve ser instalado usando argamassa em uma posição de fiadas horizontais consecutivas até o preenchimento total do espaço determinado, começando pelas extremidades. Para especialistas no assunto, é um método muito fácil de manipulação e que não exige habilidades específicas.
É importante não se esquecer de impermeabilizá-lo periodicamente para assegurar a sua manutenção. Sua limpeza deve ser feita a partir de uma mistura de água e sabão própria para o revestimento.

Principais características do cobogó de concreto
Este elemento decorativo possui três funções principais em uma obra, sendo elas:
- Fechar ambientes e, ao mesmo tempo, manter e estimular a ventilação e luminosidade naturais;
- Criar divisórias sem escurecer ou abafar os ambientes;
- Embelezar a decoração do ambiente em questão.
O fato é que o cobogó de concreto aparece como um elemento altamente versátil e funcional, já que agrega as características de beleza e, também, de arquitetura. Além disso, ainda podemos destacar que ele:
- É durável, devido à sua composição básica;
- É fácil de ser instalado;
- Possui um custo baixo e, graças à sua versatilidade, se torna vantajoso financeiramente;
- Pode ser utilizado em diferentes ambientes.
Mas o concreto não é uma matéria prima muito rústica?
Quando pensamos no concreto, nossa primeira ideia é da massa cimentícia própria para assentar tijolos e revestir muros. E ela não parece ser a escolha ideal para ser o material de uma peça especial como o cobogó, não é mesmo?
Mas, está na hora de rever os seus conceitos!
Apesar de ser um material realmente muito forte, o concreto também permite a manipulação para que ele se torne um cobogó perfeito, com formatos diversificados e que, por isso, serão incríveis em diferentes projetos e ambientes.
O cobogó de concreto pode ter ainda designs delicados e modernos, e até se arriscar com cores inusitadas, fazendo com que seja um material de decoração colorido e único. O concreto aceita todos os tipos e cores de tinta, o que lhe confere grande possibilidade de customização e o torna muito versátil, podendo ser usado em qualquer ambiente.