Pisos e revestimentos
Elementos fundamentais na construção e decoração de uma casa, os pisos e revestimentos são utilizados em diferentes áreas, como cozinhas, salas, banheiros, quartos, áreas externas e muito mais.
Existem diversos tipos de pisos e revestimentos, cada um com propriedades e características variadas que mudam em cada ambiente. Entre os mais comuns estão o mármore, a madeira, o porcelanato, o piso cerâmico, o granito e o vinílico. Que tal conferir todos eles?
Tipos de pisos
Os tipos de pisos e revestimentos variam de acordo com sua durabilidade, resistência, facilidade de limpeza, isolamento térmico e acústico, e muito mais. Vamos saber mais sobre cada um deles:
Piso Atlas
Com revestimento de cerâmica ideal para todos os ambientes da casa, o piso Atlas é perfeito para quem busca algo versátil e exclusivo. Isso porque ele amplia a beleza das áreas internas e externas.
Com o formato tradicional 20x20 quadriculado, esse piso também está disponível em opções mais versáteis (retangulares e hexagonais, por exemplo). Por ser formado por pastilhas antiderrapantes, é ideal para áreas molhadas, como banheiro e bordas de piscinas. Portanto, é ótimo tanto para áreas internas quanto externas.
O material utilizado é bem resistente e tem alta durabilidade. Além disso, o piso Atlas é bem simples de lavar, exigindo apenas água e sabão neutro. Evite produtos químicos e abrasivos, pois eles podem prejudicar a durabilidade do material.
Piso rústico
O piso rústico é um dos mais tradicionais. Perfeito para adeptos do minimalismo, ele é ideal para áreas externas por ter excelente acabamento e custo-benefício. Ele remete à afetividade e ao conforto, além de ter um valor mais acessível.
Muito usado por nossos avós, esse piso vem em diversos tipos, tamanhos e cores. No entanto, todos eles têm o padrão avermelhado, semelhante às cerâmicas e lajotas antigas. Essa é a melhor escolha para varandas e quintais.
Fácil de limpar, você precisará apenas de sabão neutro e água — atenção para não usar produtos corrosivos! Além de trazer uma estética atemporal ao ambiente, o piso rústico vem no modelo envelhecido, ou envelho. Feito de terracota artesanal, tem um aspecto mais bruto, de piso gasto pelo tempo.
Piso atérmico
Outro piso ideal para áreas externas, o piso atérmico é perfeito para bordas de piscinas e quintais. Feito de um concreto especial, além de bonito, ele é constantemente frio, o que evita queimaduras e desconfortos causados pela incidência solar direta.
Por ter menor absorção de calor, ou seja, não sofrer influência da temperatura externa, esse tipo de piso promove mais segurança e tem mais durabilidade. Ele também é fácil de limpar, pois não absorve umidade e, consequentemente, não apresenta manchas nem marcas de sujeira.
O piso atérmico também é sustentável. Feito com água de reuso e secado naturalmente, reduz a emissão de gases da queima de lenha e evita o desperdício de água. Bastante resistente, tem alta durabilidade, o que acrescenta vantagens ao seu custo-benefício.
Rosones e mosaicos
Os pisos do tipo rosones e mosaicos são uma verdadeira obra de arte no chão da sua casa. Ideais para áreas internas e externas, também são conhecidos como mandalas e são únicos e personalizados.
Inspirados na arte grega, os rosones são sinônimos de história, sofisticação e elegância. Cada pedaço de cerâmica é pensado detalhadamente para que o resultado final seja incrível.
Os mosaicos nunca saem de moda e podem ser usados em diversos ambientes, como entradas, varandas, salas e até mesmo casas de fazendas, por serem mais rústicos. O piso mosaico pode ser customizado de acordo com o gosto do cliente e tem alta durabilidade.
Piso de pedra
O piso de pedra tem alta durabilidade e resistência, por isso, pode ser usado em ambientes externos e internos. Você pode vê-lo em áreas molhadas e secas. Por ser muito bonito, deixa qualquer ambiente sofisticado e elegante.
Os pisos e revestimentos feitos de mármore, por exemplo, podem compor uma borda de piscina na área externa ou deixar uma sala mais elegante e bonita na área interna. A pedra, por ser atemporal e conferir nobreza aos ambientes, é uma das melhores escolhas para todos os projetos.
Os pisos de pedra são duráveis e resistentes. Perfeitas para áreas externas e molhadas, as pedras não escorregam. Muito pelo contrário: esses pisos são seguros, além de muito bonitos.
Piso técnico (extrudado)
O piso extrudado industrial é perfeito para todas as áreas que precisam de um revestimento bonito e antiderrapante. Ele também é resistente a produtos químicos e mudanças bruscas de temperatura.
Esse piso costuma ser feito com argila e, ao ser finalizado, apresenta grande resistência a riscos, cortes, abrasão e impactos. Por isso, costuma ser bastante utilizado em cozinhas industriais e outros ambientes internos.
Ele também pode ser utilizado em áreas externas. Por ser resistente a altas temperaturas, é ideal para varandas e áreas gourmet. Como também é antiderrapante, costuma ser usado em bordas de piscinas.
Piso vinílico
Feito a partir de PVC, o piso vinílico é um dos mais usados para ambientes internos. Além de ser muito similar ao piso de madeira, é resistente a riscos e materiais abrasivos. Muito fácil de limpar, sua manutenção pode ser feita com um pano úmido ou uma vassoura macia.
Com estabilidade térmica e acústica, também abafa o som de crianças correndo ou pets. Protegido por uma resina que evita manchas, esse piso não retém sujeira nem poeira. No entanto, não é indicado para banheiros, pois não suporta muita umidade.
O vinílico aparece em diversos modelos e tipos, sendo ideal para todos os ambientes internos. O PVC, no Brasil, é reciclável, o que torna esse piso sustentável e ecologicamente correto.
Encontre todos os tipos de pisos e revestimentos na Arqplace!
A escolha de pisos e revestimentos não deve levar em consideração somente a estética, mas também a função e a resistência que cada material deve ter no ambiente. Você pode misturar estilos na decoração, como o rústico e o mosaico, para conferir um local aconchegante e bonito. Entre em contato conosco!