01/09/2022

Qual a diferença entre torneira e monocomando?

Com certeza você já ouviu esses dois termos: torneira e monocomando. Mas, não é incomum que eles apareçam juntos, o que pode gerar uma certa confusão.

Afinal, qual a diferença entre a torneira e o monocomando? Como diferenciá-los? Quais as características? Quando são indicados? Qual deles é o melhor?

Nós entendemos que essa diferença pode causar muitas dúvidas e, por isso, criamos um conteúdo especial em formato de guia, que irá ajudá-lo a entender, de uma vez por todas, qual a diferença entre os dois produtos.

Confira quais os principais detalhes que envolvem as torneiras e os monocomandos!

 

O que é torneira?

As torneiras estão entre as peças mais tradicionais de uma casa. São aqueles elementos que estão comumente instalados em pias e tanques, que funcionam como um dispositivo para o escoamento de água.

Os modelos mais comuns oferecem a água fria saída diretamente da caixa ou vinda do sistema de água do município.

Podem ser feitas de metal ou plástico e isso tem direta influência com a sua aparência e durabilidade.

Existem alguns modelos de torneira elétrica, que possuem o funcionamento parecido com o do chuveiro. No caso, há instalação de uma resistência, que faz com que a água seja aquecida.

Esses modelos possuem uma estética diferenciada e pouca variação de cores e modelos, o que pode ser um problema dependendo da decoração da sua casa.

Normalmente, as torneiras são mais baratas e fáceis de instalar, além de demandar infraestrutura mais simples e ocupar menos espaço.

 

O que é monocomando?

Já o monocomando é um tipo diferente de dispositivo de escoamento de água. Ele funciona como um único registro, que serve para controlar a temperatura da água.

A partir do acionamento da manopla para a direita ou esquerda, ou, então, para cima ou para baixo, é possível determinar a saída de água quente ou fria.

Quanto mais extrema for a abertura do manípulo, mais quente ou mais fria a água sairá do dispositivo.

Os monocomandos possuem um funcionamento simples. A partir dessa abertura especial, é possível ter água com temperatura ideal.

Em relação ao visual, os monocomandos são peças com design melhor estruturado. Alguns, inclusive, são peças que agregam extraordinariamente à estética do ambiente onde será instalado.

Além do controle da temperatura, os monocomandos permitem, também, o controle de intensidade de saída de água.

A sua instalação também é simples, mas pode exigir alguma técnica, devido à necessidade de realizar, juntamente com a instalação hidráulica, uma instalação elétrica.

Porém, há um ponto negativo desse elemento que precisa ser destacado, que é a obrigatoriedade de ter pressão na água para que ele funcione perfeitamente.

Caso o sistema tenha baixa pressão, a saída de água do monocomando será mínima e não será possível alcançar a vantagem que ele oferece.

 

Quando é indicado o uso de torneira e monocomando?

Se você está em dúvida em escolher torneira ou monocomando, existem alguns critérios que podem ajudá-lo a tomar a decisão mais acertada.

São eles:

M.C.A ou Metro de Coluna D’Água

O M.C.A é uma unidade de medida que está diretamente relacionada com a pressão da água, considerando o nível que a água tem. Ele faz uma análise com base no nível no ponto de saída até o nível do reservatório.

De modo geral, quanto maior for o nível avaliado, maior será a pressão do sistema hidráulico. Esse resultado, por sua vez, é essencial para determinar se será possível instalar um monocomando, por exemplo.

Local de instalação

O lugar onde pretende instalar a peça também determina se será melhor escolher entre torneira e monocomando.

Espaços menores podem exigir uma peça mais compacta, o que tornaria a escolha da torneira mais sensata.

Além disso, lembre-se de considerar a cuba que acompanhará a torneira ou monocomando. Isso porque, dependendo de como ela será, isso poderá influenciar na escolha de uma peça com instalação na bancada ou na parede.

Orçamento

Por fim, é essencial levar em conta o quanto você está disposto a gastar e o que é prioridade no momento. Misturadores e monocomandos são mais caros que uma torneira.

Além disso, os misturadores exigem mais da estrutura da casa do que uma torneira. Ao optar pelo misturador, você terá que adaptar o sistema da casa também.

 

Qual é melhor entre torneira e monocomando?

Tanto a torneira, quanto o monocomando, apresentam vantagens e desvantagens em seu uso. As torneiras, por exemplo, são mais simples, mas apresentam mais facilidade na instalação. Já os monocomandos podem ser mais bonitos e elegantes, mas exigem água com mais pressão.

Por isso, o que vai determinar qual deles é o melhor, é o seu projeto. Considere as características do seu espaço e leve em conta os critérios que listamos para a escolha do modelo ideal.

Isso irá te ajudar, também, a determinar qual deles será mais especial para o seu projeto.

Além disso, também vale a pena conversar com um especialista. Um arquiteto, por exemplo, poderá te ajudar a entender qual dos dois modelos poderá apresentar mais vantagens para o seu interesse.

 

Onde comprar as melhores torneiras e monocomandos?

Agora que você já aprendeu a diferença entre torneira e monocomando, e quando a indicação de uso é melhor para cada modelo, já pode decidir qual das duas peças será mais interessante para o seu projeto de obra ou reforma.

E independente de qual seja a sua escolha, o lugar ideal para adquiri-las é aqui na Arqplace. Em nossa loja virtual você consegue encontrar os melhores modelos da marca Docol, que é referência e líder de mercado no segmento.

Aproveite as nossas condições especiais de pagamento e venha saber como podemos oferecer os melhores preços e entrega super rápida para você!

Fale conosco
pelo Whatsapp