18/10/2022

Separando ambientes com cobogó: por que fazer?

Aqui na Arqplace nós somos verdadeiramente apaixonados por cobogós e o motivo é muito simples: eles são elementos super funcionais e que garantem muitas vantagens aos ambientes onde estão instalados.

Os cobogós otimizam a circulação de ar, permitem a passagem da iluminação natural, funcionam como separadores de espaços e, ainda, são totalmente delicados e charmosos, o que favorece para tornar o lugar ainda mais bonito.

Mas, não são todas as pessoas que conhecem e, principalmente, que sabem aproveitar toda essa versatilidade da peça.

Por isso, nós criamos esse conteúdo especial que vai ajudá-los a entender por que vale a pena separar os ambientes da sua casa usando cobogó, de modo a garantir que o resultado desse trabalho será incrível.

Te interessa saber como isso pode ser feito na prática? Então, confira nossa orientação!

 

O que é o cobogó?

Cobogó é como se chama o tijolo vazado. Um produto genuinamente brasileiro, as primeiras menções ao uso do cobogó nas casas data do início do século 20, mais especificamente entre 1910 e 1920, nas casas nordestinas.

Ele tem uma inspiração muito particular, vinda das arábias. O cobogó é inspirado nos tijolos árabes, que também tinham essa característica vazada e permitiam maior passagem de luz e ar.

Mas, para eles, a intenção era poder aliar a funcionalidade da circulação de vento e iluminação natural, com a possibilidade de manter a discrição dentro das casas, principalmente nas que tinham mulheres.

No Brasil, o uso do cobogó não está relacionado a essa necessidade de tapar a visão externa, mas continua tendo o interesse em otimizar luz e ar circulando pelos espaços.

 

O que o cobogó promove ao ser utilizado nos ambientes?

A maior vantagem de usar o cobogó na criação de paredes de separação, está justamente em não abafar os ambientes.

Por vezes, o projeto teria um ganho imenso se apresentasse uma separação de um espaço para outro, mas a preocupação em comprometer a circulação de ar impede que isso seja feito.

É uma situação fácil de resolver com o uso do cobogó! O elemento, por ser vazado, permite que você crie uma parede decorativa, sem eliminar a circulação de ar.

Esse, portanto, é um dos seus principais benefícios. Mas, temos outros a considerar. Quer ver quais?

Mais iluminação natural

Justamente por ser aberto, o cobogó, além de permitir a passagem do ar, permite, também, a da luz.

Isso gera um ganho inestimável nos projetos de iluminação, da mesma maneira que citamos a respeito da circulação de vento.

Com eles você pode inserir uma parede para a divisão dos ambientes, sem precisar se preocupar que ficará escuro.

Mais estilo

Os cobogós, hoje, são fabricados em uma diversidade enorme de materiais. Logo, você consegue escolher o modelo ideal para combinar com o estilo da sua casa ou, no mínimo, do ambiente que você pensou em inseri-lo.

É possível criar combinações incríveis, também, com a composição dos materiais.

Além disso, você pode apostar em cobogós diferentes para as áreas onde pensa em coloca-los.

No quarto, que tal um modelo mais elegante e refinado, como os de concreto? Nas áreas externas, os rústicos caem muito bem. E, na cozinha, vale a pena escolher um cobogó de cerâmica, não acha?

 

Qual o tipo ideal de cobogó para cada ambiente?

Nós já fizemos uma análise abrangente sobre o cobogó e sobre o que você consegue alcançar com a inserção desse elemento na decoração e na arquitetura da sua casa.

Agora, é hora de conhecer com um pouco mais de profundidade os principais tipos de cobogós disponíveis no mercado e quais as suas orientações.

Isso vai te ajudar a escolher os melhores modelos para as diferentes áreas da sua casa, de acordo com a intenção que deseja demonstrar em seu projeto decorativo e arquitetônico.

Veja só quais são:

Cobogó de louça

Para quem não abre mão da delicadeza nos elementos que compõem a sua casa, certamente vai gostar de saber que existem cobogós de louça.

O material, que garante mais requinte e sofisticação, também remete à uma sensação de frescor mais constante.

E a possibilidade de usar a cerâmica esmaltada, ainda permite que você tenha uma grande paleta de cores à disposição, podendo brincar ainda mais com a decoração do ambiente onde ele será instalado.

Por fim, a louça é um material fácil de limpar e que não exige mais do que água e sabão para eliminar a sujeira. Dessa maneira, os cobogós de louça são ideais para dividir ambientes em cozinha e áreas de lazer, principalmente perto de fogões e churrasqueira.

Cobogó rústico

O cobogó rústico é aquele velho conhecido, do qual já falamos ao longo do artigo e que você reconhece facilmente, com lembranças gostosas da casa de parentes mais velhos.

É feito com uma cerâmica mais rústica e traz as características da cor avermelhada, que remete aos tijolos.

Esse modelo de cobogó fica perfeito em varandas e em áreas abertas, como um plus decorativo e, até mesmo, cumprindo o seu principal papel de facilitar a passagem de ar e luz.

As paredes feitas de cobogós rústicos possuem uma beleza ímpar e criam um ambiente muito confortável.

Cobogó de concreto

Por fim, um dos últimos tipos de cobogós mais populares, são os feito de material cimentício, o famoso concreto.

Para quem quer um elemento de presença forte e imponente, que garante sofisticação ao ambiente, certamente ele é a escolha principal.

Esse modelo de cobogó pode ser utilizado tanto nas áreas internas e externas, sendo perfeito para as passagens e corredores.

 

Cobogó fica ótimo em qualquer ambiente!

Como você mesmo pode notar, o cobogó é extremamente versátil e fica bonito em qualquer tipo de ambiente.

Seja na sala, na cozinha, no quarto ou nas áreas externas, o ganho com esses elementos vazados é imenso! Tanto na circulação de ar, quanto na decoração afetiva.

Vale a pena apostar em uma parede ou uma décor exclusiva usando o cobogó. E, aqui na Arqplace você vai encontrar os modelos mais bonitos, com o melhor preço do mercado!

Confira todas as nossas opções em cobogós rústicos, cerâmicos e de concreto.

E, se quiser tirar alguma dúvida a respeito do uso desses blocos, venha bater um papo com os nossos especialistas. Estamos à disposição para responder todas as suas perguntas!

 

Fale conosco
pelo Whatsapp