Seixo: da natureza para dentro da sua casa!
O seixo para construção tem ganhado cada vez mais relevância em projetos cujo foco é a modernidade, sem abrir mão da força que emana do material com aparência mais rústica. A verdade é que as pessoas vêm se rendendo ao charme dessa pedra e isso o fez migrar dos jardins diretamente para o interior das casas.
Mas, você sabe o que caracteriza um seixo? Quais são as melhores escolhas? Os tipos mais indicados para cada lugar da casa? Esse é o tipo de pesquisa que vale a pena fazer, quando se está buscando pelo material que irá revestir pisos e paredes. E nós vamos te ajudar a entender tudo sobre ele.
O que é o seixo?
Seixo é o nome dado para as tradicionais pedras encontradas na natureza, que estão, frequentemente, dentro dos rios. Elas são características pelo formato arredondado, superfície lisa e de cores que variam entre branco, acinzentado e amarronzado. São aquelas comuns, que vemos frequentemente nos jardins.
Atualmente, há modelos novos de seixo, que são produzidos artificialmente. Esses são obtidos com fragmentos de rochas naturais, sendo moldados pela mão humana e não diretamente pela natureza, como os do outro tipo. Os seixos artificiais possuem uma cartela mais abrangente de cores, sendo que os mais procurados são os verdes, pretos e brancos.
Tipos de seixo: quais os mais comuns?
Existem, basicamente, dois tipos de seixo: o natural e o rolado. O seixo natural é aquele obtido diretamente da natureza, cujo processo de transformação acontecido por anos e anos, se encarregou de deixa-lo naquele formato e com aquela cor específica. Nem sempre o seixo natural apresenta um formato regular ou faces polidas. Isso porque, em cada lugar ele sofre um tipo diferente de exposição, o que afeta diretamente a sua aparência.
Já o seixo rolado, como o nome diz, “rolou” pelas águas até que ele ficou mais arredondado, com as faces mais lisas. Não é incomum encontrar pedras assim diretamente na natureza, mas é perfeitamente possível obtê-las com essas características de maneira artificial. Nesse caso, máquinas rolam as pedras naturais de seixo, até que elas adquiram os detalhes de polidez e arredondamento. Esse processo também é utilizado nos seixos vindos de fragmentos de rocha.
O seixo é encontrado para venda de duas formas diferentes: solto ou telado. Comprando o seixo solto, você leva o amontoado de pedras. É comum compra-las dessa forma para usar nos jardins.
O seixo telado já é mais indicado para uso como revestimento. Essa opção é apresentada com as pedras de seixo coladas em uma tela que facilita a instalação. Afinal, não será necessário colar pedra por pedra.
Lugares onde o seixo fica incrível!
A versatilidade do seixo é algo que deve ser comentado. Com um olhar cada vez mais apurado, arquitetos e decoradores conseguiram enxerga-lo como peças que poderiam migrar dos jardins e chegar até às salas, cozinhas, quartos e escritórios. E o ganho foi sensacional!
Tanto, que hoje eles estão entre os revestimentos favoritos para áreas internas, em casas cujos donos querem oferecer uma experiência única e inesquecível aos convidados. Banheiros com seixos, jardim com seixos, piscinas com seixos, todos eles possuem a sua beleza essencialmente elevada pela pedra.
O seixo telado preto nas paredes e fachadas também se destaca entre as maiores procuras. Afinal, a sofisticação do preto, em contraste com a pedra, cria uma dinâmica interessante ao olhar, chamativa, mas, ao mesmo tempo, confortável de ser apreciada.
E, não apenas o preto tem vez no seixo! Na Arqplace, você encontra, além do Black Sumatra, seixo telado extraído dos fragmentos de pedra hitam, o Green Bali, que vem do hijau, o White e o Cream, sendo os últimos de rochas naturais também, nas tonalidades brancas e creme. Todos eles são vendidos por metro quadrado, o que favorece a sua escolha.