Como escolher o revestimento cerâmico ideal?
Se você está construindo ou reformando, saber como escolher o revestimento cerâmico ideal pode ser a diferença que vai te ajudar a economizar e garantir melhor custo-benefício na obra.
Isso porque, esses elementos podem favorecer não apenas para uma melhor utilização do ambiente onde são inseridos, mas ainda oferecer resistência, beleza, segurança e durabilidade aos espaços.
Mas, para que tudo isso seja conquistado, é importante que você saiba escolher o revestimento ideal para cada área.
Se preocupou pois não sabe se tem todo esse conhecimento? Calma, que estamos aqui para te ajudar.
Nós consultamos os especialistas Arqplace e eles nos ajudaram a identificar quais são as escolhas ideais de revestimento cerâmico para os seus ambientes. Confira!
O que são os revestimentos cerâmicos?
Revestimentos cerâmicos são todos os tipos de pisos usados para chão ou parede, que tenham a massa cerâmica como matéria-prima principal.
Essa massa é obtida a partir da mistura da água com barro, adicionada de elementos químicos que servem para aumentar a sua resistência e durabilidade.
Hoje é possível encontrar revestimentos cerâmicos com várias características especiais, além de formatos e texturas diferenciadas, que garantem benefícios diversos no uso.
Como escolher o revestimento cerâmico ideal?
Quando estiver buscando por opções de revestimento cerâmico que atendam às suas necessidades, lembre-se de considerar algumas dicas para a orientação.
Veja só quais são elas:
1. Escolha o acabamento adequado
A cozinha é um lugar em que há contato frequente com a água e também deve ser um espaço seguro.
Portanto, procure não escolher superfícies muito lisas, que trazem grandes riscos de acidentes. Nesse sentido, a melhor opção é o acabamento mate que, mesmo úmido, não é tão escorregadio.
2. Considere a facilidade de limpeza
A limpeza da cozinha deve ser fácil, prática e rápida, já que esse espaço está em contato constante com gordura e alimentos.
Nesse sentido, o revestimento cerâmico traz uma enorme vantagem em relação aos outros tipos. As peças esmaltadas, por exemplo, pedem apenas uma esponja macia ou pano úmido, com uma solução de detergente diluído em água.
Vale a pena considerar esse aspecto na hora de decidir qual piso levar, pensando nos impactos que um revestimento de difícil limpeza pode trazer para a sua rotina.
3. Pense no tamanho da cozinha
Certamente você quer a melhor escolha para a sua casa, mas, em alguns momentos, o fator financeiro pode afetar a decisão.
Na hora de comprar o revestimento, considere a área que será coberta. Cozinhas menores permitem o uso de um piso ou azulejo mais caro. Porém, se o espaço for bem amplo, talvez seja preciso colocar os valores na ponta do lápis.
Além disso, saber as medidas da cozinha é importante para comprar o revestimento na quantidade certa.
4. Harmonize a parede com o piso
A não ser que a decoração escolhida seja monocromática, comprar o piso e o azulejo da mesma cor não é exatamente uma boa decisão.
No entanto, isso não significa que você não deva harmonizar os tons, usando peças que dialoguem entre si e que trazem a atmosfera que você deseja.
5. Abuse da criatividade
Harmonizar o ambiente não é sinônimo de monotonia! Pense em diferentes texturas e modelos que podem compor a cozinha dos seus sonhos.
Pesquise referências na internet, converse com um profissional de confiança e crie um ambiente que tenha a ver com a sua personalidade.
6. Preze pela qualidade do revestimento
Essa é a dica mais importante. Independentemente da cor, estilo ou acabamento, a cerâmica que você escolher para a cozinha deve ser de qualidade!
Os fabricantes dividem os produtos em quatro categorias: A, B, C e D. O tipo A conta com 95% das peças em perfeito estado. A qualidade vai caindo de acordo com a categoria, sendo os do tipo D aqueles com resistência inferior.
Sendo assim, priorize as marcas consagradas, que sejam realmente especializadas no assunto, como a Passeio, por exemplo.
Está pensando em aderir ao revestimento cerâmico para sua casa?
Certamente, o revestimento cerâmico é aquele tipo de escolha que não tem erro. Por isso, se torna ideal para as pessoas que querem a segurança de uma peça que vai lhes trazer beleza e funcionalidade. Mas, ao mesmo tempo, ele também se mostra uma escolha interessante para quem está em busca de um acabamento que seja moderno, elegante e prático. Isso faz com que ele seja ideal para quem quer ousar e deseja uma casa moderna e bonita.
Então, escolhê-lo não tem erro. A única chance de errar, é escolhendo as peças em locais que não sejam ideais. Por isso, se estiver pensando em revestimentos cerâmicos com a garantia de qualidade e com todos os detalhes que consideramos ao longo do conteúdo, você deve ir até a Arqplace.
Acesse agora o nosso site e conheça todos os modelos de revestimento cerâmico que temos à disposição. Certamente, um deles vai tornar o seu projeto ainda mais bonito.