09/02/2022

Plantas no banheiro: 5 motivos para colocar!

Uma das maneiras mais simples de deixar uma casa muito mais bonita e aconchegante é através de um pouco de verde. Plantas no banheiro, por exemplo, são uma ótima maneira de deixar o cômodo mais gostoso de maneira simples e barata.

Decorar o banheiro, aliás, pode ser muito benéfico para qualquer residente de uma casa, não só pelo fator estético. Um ambiente bem decorado provoca uma sensação gostosa ao estar presente, e por ser um dos cômodos mais usados, é importante não o deixar de lado.

Por isso, combinar plantas no banheiro é uma boa pedida para qualquer um que deseja transformar o cômodo de maneira acessível, mas que, ao mesmo tempo, não procura fazer uma reforma total, além de, claro, possuir diversos outras vantagens.

Que tal saber outros motivos para aderir à moda verde? Prossiga com a leitura e descubra mais!

 

1. Promovem a saúde e o bem-estar

É cientificamente comprovado que estar em contato próximo com a natureza possui diversos benefícios, tanto para a saúde mental quanto corpórea. Tão é verdade que recomenda-se praticar atividades que lhe ponham em contato com a natureza ao mínimo semanalmente.

Por isso, possuir plantas em seu banheiro com certeza proporcionará maiores níveis de bem-estar, tanto para pessoas quanto para animais. Seja por razões físicas quanto emocionais, as plantas são grandes aliadas de nossa saúde.

 

2. Purificam o ar

Você com certeza já deve ter ouvido falar de grandes florestas tropicais, como a Amazônia, sendo mencionadas como o “pulmão do mundo”. Isso se dá principalmente pela capacidade das plantas de filtrarem o ar que respiramos, tornando-o livre de poluentes.

Tal fato também é verdade para o banheiro, ainda mais caso viva em uma cidade grande, onde o nível de poluentes é significativo.

 

3. Ajuda na redução do estresse e da ansiedade

A presença de plantas no banheiro pode fazer com que a pressão sanguínea diminua consideravelmente, aumentando a sensação de paz e tranquilidade e diminuindo os níveis de estresse.

Além disso, a existência da cor verde no ambiente, presente em praticamente todas as plantas, também ajuda na promoção de um maior equilíbrio interno já que possui ação calmante.

 

4. Promovem uma bela decoração natural

O banheiro é um cômodo que muitas vezes não recebe tanta atenção quanto outras partes da casa, especialmente sua decoração. Por essa razão, acrescentar um pouco de natureza é uma ótima solução de dar mais vida a ele.

As plantas no banheiro trazem vida, cor e alegria, afetando positivamente a saúde e o bem-estar dos presentes.

 

5. Ajudam na batalha contra maus cheiros

Além de purificar o ar, é possível escolher certas plantas que ajudam você a combater os odores desagradáveis que podem aparecer no banheiro de forma natural, prática que promove a economia com desinfetantes e aromatizadores.

Plantas podem liberar cheiros que instantaneamente fazem com que ambientes sejam mais aconchegantes e bem cheirosos, uma boa pedida para qualquer cômodo.

 

Como incluir as plantas no banheiro

Ficou interessado em deixar o seu banheiro mais verde? É importante, entretanto, saber como incluir as plantas no cômodo, para que assim elas tenham o efeito desejado.

O cômodo pode, por exemplo, ser o espaço perfeito para um jardim vertical, especialmente se o banheiro em questão for pequeno, pois pode transformá-lo em um local revigorante, transmissor de boas energias e que traz relaxamento na hora de se banhar.

Por isso, saiba de algumas que podem ajudar você a incluir as plantas no banheiro da melhor maneira possível

Escolha a planta certa: no momento da escolha, é preciso se atentar aos tipos que mais se adequam ao ambiente, nomeadamente aquelas que se dão melhor em lugares internos e úmidos, com pouca luminosidade natural e ventilação.

Saiba dos cuidados necessários: é sempre importante saber como cuidar da planta que vai decorar o seu banheiro, é, afinal, um ser vivo que merece ser bem tratado. Os cuidados são bastantes relativos e dependem do tipo escolhido, mas é sempre bom regá-las e podá-las quando necessário.

Combine o verde com a decoração: para trazer mais equilíbrio para o cômodo, é importante combinas as plantas no banheiro com itens que agreguem beleza e modernidade.

 

As melhores plantas para banheiro que vivem bem no espaço

Apesar de ser uma boa pedida, ter plantas no banheiro é muitas vezes um cômodo inadequado para a maioria das plantas viverem. Por ser um ambiente de pouca luz e muita umidade, não é qualquer espécie que conseguirá se desenvolver plenamente ali.

Entretanto, com a espécie certa, é possível ter um banheiro com plantas e usufruir de seus enormes benefícios.

De modo geral, é recomendado procurar pelo gênero de planta que se adapta bem ás condições de umidade e vivem bem em sombra. Outra dica é evitar mudas recém-plantadas, já que o ambiente em questão atrapalha o seu desenvolvimento. Não se esqueça de, quando possível deixar portas e janelas abertas.

Para ajudar você nesta empreitada, considere adquirir uma das plantas a seguir para o seu banheiro. Confira!

 

Espada-de-São-Jorge (Sansevieria Trifasciata)

A espada-de-São-Jorge é uma escolha bastante popular já que não precisa de luz direta e se adapta com facilidade a climas quentes e úmidos. Além disso, não requere muito espaço, sendo uma das melhores escolhas para banheiros pequenos. Não esqueça de regá-la uma vez por semana

 

Babosa (Aloe Vera)

Outra escolha bastante popular, a babosa também é uma ótima opção para banheiros. Não requere muita luz e nem muita água e, por absorver o vapor da água do banho, não é necessário regá-la regularmente, apenas com pouca água a cada três dias.

 

Violeta (Viola)

Geralmente, plantas floridas não se adaptam de maneira favorável a ambientes como o banheiro. A violeta, entretanto, é uma exceção à regra e pode funcionar caso a deixe perto da janela, já que precisa receber claridade, mas sobrevive com poucas regas.

 

Lírio da Paz (Spathiphyllum Wallissi)

Sendo considerada uma planta de fácil manutenção e cuidado, o Lírio da Paz prefere umidade, afinal, é um espécime nativo de climas tropicais. Gosta de luz indireta e recomenda-se regá-la uma vez por semana.

Fale conosco
pelo Whatsapp