28/10/2022

Qual a diferença entre piso drenante e piso antiderrapante?

Muita gente tem dificuldade em entender qual é a diferença entre piso drenante e piso antiderrapante.

Especialmente indicados para áreas externas, principalmente onde há escoamento de água, esses dois tipos de revestimento contam com características que são bastante específicas.

E diferente do que muitas pessoas imaginam, eles não são a mesma coisa. É necessário considerar os seus detalhes principais, para poder determinar qual dos dois tipos oferecerá mais funcionalidade ao seu projeto.

Para te ajudar a entender melhor como eles funcionam e quais as suas principais características, nós criamos esse conteúdo especial, que traz todas as informações sobre piso drenante e piso antiderrapante.

Entenda a diferença entre os dois e determine qual deles é o mais indicado para a sua área.

 

O que é o piso drenante?

O piso drenante é um tipo de piso ecológico por onde a água, quando em contato com ele, consegue passar para o solo com grande facilidade, ele “drena” a água, por isso tem este nome.

Ele é utilizado como solução para diminuir os problemas causados pela água da chuva, e colaborando para a sustentabilidade, existe até mesmo uma lei que trata sobre o produto.

O piso drenante é um material fundamental para todo tipo de construção. Para a sua utilização sempre é indicado uma empresa especializada, pois se instalado de maneira errada, poderá gerar graves prejuízos a toda a obra.

 

Como funciona o piso drenante?

O piso drenante é um material geralmente feito de concreto (ou resina, como citamos acima), que possui uma instalação fácil, sendo mais comum em áreas externas, de movo a evitar alagamentos e sendo totalmente a favor do meio ambiente!

Esse produto atua como solução ideal para o escoamento da água das chuvas, ele possibilita que o líquido escorra para o solo, evitando graves problemas, como o acumulo do mesmo, facilitando enchentes. Os edifícios novos e modernos, que possuem áreas externas ou internas de lazer para os seus moradores, já contam com este sistema. Além disso, ele ainda ajuda as plantas, que acabam absorvendo parte da água disponibilizada pelo piso drenante.

Seus blocos constituídos por cimento possuem várias cores, o que também ajuda para colaborar com a beleza do ambiente onde é utilizado.

 

Saiba quando é indicado o piso drenante

O piso drenante é indicado para todas as obras, entretanto ele é indicado somente para áreas e ambientes externos, visto que não haveria sentido o instalar em ambientes onde não tem derramamento de água com certa frequência.

Ele pode ser utilizado em calçadas, parques públicos, ou mesmo para a subida de rampas, pois o material é bem resistente. Caso deseje instalá-lo em áreas com bastante movimento de veículos não tem problemas, o piso drenante foi desenvolvido para isso. Quando ele é colocado em uma praça, torna o ambiente ainda mais agradável, pois toda a água será escoada, tornando as calçadas mais limpas, e as plantas ao seu redor também se beneficiam com isso, fazendo dele a solução perfeita!

Em áreas externas, os pisos drenantes são especialmente aconselháveis, principalmente por atuarem bem contra a água da chuva, de modo que a passagem da água evite alagamentos.

 

E o piso antiderrapante?

Pisos antiderrapantes são aqueles que possuem uma superfície mais áspera ou rugosa, e portanto, que oferecem mais resistência ao escorregamento. O deslizamento é resultado da ausência do atrito entre piso e sapato (ou pé descalço), na hora do caminhar.

Para garantir a segurança o coeficiente mínimo de atrito recomendado pelos fabricantes de pisos cerâmicos é de 0,4 em áreas internas. Para áreas externas deve-se ter pisos com maior índice de atrito.

Os pisos antiderrapantes tem múltipla funcionalidade. Podem ser aplicados em áreas externas expostas a chuva, como calçadas, escadas e entradas de prédios, terraços, playgrounds e afins, e também são indispensáveis em áreas próximas a piscinas ou no interior de saunas, já que os riscos são os mesmos.

O material também é recomendado para lares habitados por crianças ou idosos, grupos mais propensos a quedas que podem gerar fraturas graves. Além destas, destaca-se também a importância dos piso antiderrapantes em banheiros.

O piso liso quando molhado é causador de inúmeros acidentes nesse ambiente.

De diversos modelos, padrões, formato e cores, já há no mercado opções de pisos antiderrapantes em cerâmica, cimentícios, emborrachados, granitos flameados e outros materiais diversos. Há também opção de utilizar carpetes e emborrachados para o fim.

Há modelos de piso antiderrapantes que possuem coloração amadeirada mas que possuem em sua composição propriedades de borracha, o que impede possíveis escorregões e quedas.

Este material é mais indicado para cômodos internos como, por exemplo, cozinha, sala, quartos e escadas. O fato de ele ter uma tonalidade discreta facilita a decoração com os outros artigos da residência.

Existem também no mercado produtos que podem ser aplicados sobre pisos cerâmicos, porcelanatos, mármores, granitos polidos e cimentícios, entre outros, que trazem esse benefício.

Trata-se de um reagente químico, que segundo os fabricantes, ao entrar em contato com o piso cria uma camada de microventosas, imperceptíveis visualmente, que minimizam os escorregões.

Geralmente esses produtos têm secagem rápida e a não alteram a aparência do piso existente, exceto no caso de pisos altamente polidos, que perdem um pouco do brilho.

A durabilidade da aplicação é variável de acordo com o uso e a manutenção. Pode ser de 5 a 10 anos. Para o bom desempenho do produto, o piso deve ser lavado frequentemente com detergente neutro ou específico.

Há também a opção de usar adesivos antiderrapantes, que podem ser colados por cima do piso em questão, e assim garantirão segurança ao local. O único cuidado com estes modelos é que devem ser trocados periodicamente, já que acabam se desgastando com o uso ao longo do tempo.

 

Onde adquirir piso drenante e piso antiderrapante?

Agora que você já sabe a diferença entre piso drenante e piso antiderrapante, já consegue determinar qual dos dois tipos é mais adequado para a sua necessidade.

E independentemente de qual seja a sua escolha, o local onde irá adquiri-lo com o melhor valor de mercado, é aqui na Arqplace.

Em nossa loja virtual você encontra as melhores ofertas em pisos drenantes e piso antiderrapante, com excelentes condições de pagamento e a melhor qualidade dos produtos do mercado.

Quer saber mais sobre isso? Que tal fazer um orçamento exclusivo, sem compromisso e com altas dicas para te ajudar?

Acesse o nosso site e chame um dos nossos especialistas no chat. Estamos prontos para atende-lo. Confira!

 

Fale conosco
pelo Whatsapp