17/02/2023

Pedra moledo: confira vantagens, desvantagens, onde usar e se vale a pena o investimento

A pedra moledo, durante algum tempo, foi um dos revestimentos de pedra mais utilizados. Isso porque, ela agrega características como a durabilidade do material, beleza das peças e, ainda, possui um preço acessível.

Depois, a opção por elas foi se tornando menos comum, até que, há alguns anos, elas voltaram a cair no gosto do público.

Principalmente para quem busca um revestimento durável, resistente e bonito, a pedra moledo se apresenta como uma sugestão incrível.

Já considerou investir nesse tipo de pedra para o seu projeto? Então, vale a pena conhecer mais sobre ele. Confira!

O que é a pedra moledo?

A pedra moledo é uma rocha natural, com aparência de granito, mas com características únicas. Sua aparência é inconfundível, de uma rusticidade que conquista pelo charme especial. Além disso, ela possui textura porosa, o que a torna mais resistente à água.

Por isso, é comum escolher a moledo para ser revestimento de fachadas, já que ela não se altera significativamente com a exposição ao sol e à chuva. E, por ter essa orientação e a característica primordial da rusticidade, ela é comercializada no estado bruto, tendo um leve beneficiamento apenas para facilitar a instalação e otimizar o acabamento.

É muito comum encontra-las nas cores branco, amarelo e champagne. Sendo uma rocha natural, também é difícil encontrar duas peças do mesmo formato ou tamanho. Isso significa que cada pedra moledo natural é única e essa autenticidade é levada aos ambientes onde ela for instalada.

 

Principais características da pedra moledo

Algumas características são intrínsecas à pedra moledo natural e as tornam peças especiais. São esses detalhes que podem te ajudar a tomar a decisão de utilizá-la para revestir ambientes em sua casa. Veja quais são e se valem a pena para você!

Durabilidade elevada

A pedra moledo é o tipo de revestimento que, costumeiramente, podemos acreditar que pode durar uma vida inteira. Isso porque, depois de corretamente assentado, ele se fixa de maneira muito firme, sendo muito difícil de ser arrancado mesmo que se queira. Por isso, podemos determinar que a durabilidade das peças é um dos seus pontos fortes.

Manutenção fácil

Por possuir poros fechados, a pedra moledo quase não capta sujeira e, por isso, não encarde e nem perde a beleza devido a manchas muito significativas. A limpeza desse revestimento é feita apenas com água e sabão neutro. Caso seja necessário esfregar, use uma escova de cerdas duras. Lavadoras de alta pressão também são uma boa ideia, mas cuide para que o esguicho direcionado não retire partes do rejunte.

Acabamento perfeito

Usar a pedra moledo permite que o seu ambiente receba um acabamento literalmente único. Isso porque, como dito anteriormente, as peças são diferentes umas das outras. Quando o assentamento é realizado, o especialista vai adaptando partes da pedra para que se encaixem como um quebra-cabeças de rochas naturais.

Economicamente viável

A alta durabilidade da moledo faz com que a escolha de usá-la seja inteligente, financeiramente falando. As peças não precisam ser trocadas constantemente e isso gera uma economia bem grande. Além disso, o uso nas fachadas elimina a necessidade de fazer pinturas, que precisam ser retocadas e refeitas de tempos em tempos.

A pedra moledo só fica boa em paredes?

Uma mística que envolve a pedra moledo é que ela só pode ser usada para revestir paredes. Isso não poderia ser mais antiquado! Apesar de ser um comum revestimento para muros e fachadas, a moledo oferece beleza em diversos outros ambientes e locais. Veja algumas sugestões de uso:

  • Como destaque em paredes pedra moledo de salas, quartos e escritórios;
  • Para revestir colunas e pilastras;
  • Como revestimento de lareiras;
  • Em banheiros, devido à sua resistência à água;
  • Na montagem de cascatas;
  • Ao redor de piscinas e em áreas de lazer.

A pedra moledo se adapta a diversos ambientes, garantindo a beleza única que lhe é característica. Mas, para ser utilizada nos interiores, é preciso personalidade. Que tal experimentar? Venha bater um papo com os nossos especialistas em revestimento e deixe eles te explicarem como essa pedra pode ser o que você está procurando! 

 

Lugares onde você pode colocar pedra moledo (e que ficará incrível)!

Até aqui nós já demos algumas pistas de locais onde a pedra moledo fica ótima. Então, que tal agora nos aprofundarmos nessas sugestões?

Veja opções onde ela se adequa perfeitamente e ainda garante um look totalmente especial ao ambiente:

Como revestimento de piscina

A porosidade da pedra moledo a torna ótima para locais onde há despejo de água, conforme citamos anteriormente.

Por isso, ela se torna uma opção incrível para ser colocada dentro das piscinas, como revestimento.

Além da durabilidade, ela ainda tem a característica da beleza. Quando em contato com a água, ela reflete alguns pequenos pontos de luz, que se parecem com cristais.

Ainda é possível integrar a moledo nas áreas ao redor da piscina. Experimente criar uma combinação conjunta.

Na fachada da casa

A pedra moledo é comumente vista em fachadas de casas, justamente por ser um revestimento durável, resistente e que não se afeta com água.

Essa tríade a torna perfeita para ser colocada nesses locais, já que não exige manutenção tão constante quanto outros tipos de revestimento e, até mesmo, a pintura do muro.

Destaques de parede

Para quem quer criar um destaque único no interior das casas, nossa sugestão de usar a pedra moledo se torna ainda mais válida.

Nesse caso, é elevada a sua característica de beleza e do refinamento que pode oferecer ao ambiente.

Experimente combiná-la com um projeto de iluminação. Luzes mais amareladas ficam incrivelmente bonitas quando em contato com a rusticidade da moledo.

Cascatas

As áreas externas recebem um prêmio quando são adornadas com peças de moledo. E, voltando ao detalhe da sua resistência à água, ela se torna ideal para ser usada como revestimento de cascatas.

Além da hidrofobia, ainda podemos comentar que a aparência rústica fica é um charme a mais no lugar que, teoricamente, imita uma cascata de pedras.

Como pisos

Por fim, precisamos destacar um último lugar onde a pedra moledo fica linda, que é, literalmente, no chão da sua casa.

Quando usada como piso, essa pedra garante mais estabilidade aos transeuntes, já que ela passa a possuir uma característica antiderrapante.

Além disso, a moledo ainda apresenta propriedades de resistência à temperatura, evitando queimaduras nos pés.

 

Onde adquirir pedra moledo com o melhor preço do Brasil?

Se você se animou com a ideia de ter a pedra moledo como revestimento principal da sua casa, tanto em áreas internas como externas, é hora de acessar o site da Arqplace.

Isso porque, somos um dos maiores fornecedores desse tipo de revestimento no país, com materiais de extrema qualidade e ótimos preços.

Acesse agora mesmo o nosso site e veja todas as condições de pagamento que temos para favorecer o seu projeto. Confira!

Fale conosco
pelo Whatsapp