28/01/2022

Onde aplicar o seixo e ganhar muito na decoração!

Todos queremos deixar nossa casa mais bonita através de decorações que tentam alcançar este objetivo. Afinal, desejamos viver em um ambiente que nos sentimos confortáveis e satisfeitos. Por isso, escolher uma decoração elegante e que combine com o resto da casa é bem importante.

Entretanto, as decorações mais bonitas são, em sua maioria, bastante caras, o que impossibilita muitos de enfeitarem a sua propriedade da maneira como gostariam, e, se os preços não forem salgados, a decoração deixa muito a desejar.

Todavia, este não precisa ser mais o caso já que, atualmente, muitos materiais decorativos para casas e outras propriedades estão entrando no mercado com preços acessíveis e, o mais importante, possuem grande beleza que deixam qualquer cômodo mais elegante.

Um deles é o seixo, uma pequena pedra que já mencionamos aqui. O seixo já foi muito usado para decorar principalmente os jardins devido ao aspecto natura que o proporcionava, todavia, não era muito usado além disso.

Atualmente, contudo, o a tendência é utilizar o seixo de maneiras novas e criativas, incorporando-o em ambientes como a cozinha, banheiro ou em paredes, deixando-os muito bonitos sem agredir o bolso.

Achou intrigante? Já pensa em adicionar os seixos na sua casa? Seja qual for o motivo, prossiga na leitura e descubra mais sobre esta peça!

 

O que são exatamente os seixos?

Antes de conhecermos mais sobre os seixos, precisamos saber o que são exatamente. Os seixos são pequenas pedras muito utilizadas para decorações de casas, especialmente nos jardins e, atualmente, como um revestimento.

São comumente encontrados na natureza, especialmente nos rios, mas exemplares artificiais podem ser vendidos em lojas.

Possui uma superfície arredondada e lisa, tanto no exemplar natural quanto no artificial, no primeiro causado pela ação da correnteza do rio na rocha e no segundo causado pela ação de máquinas que reproduzem fielmente o efeito.

Por serem elementos naturais, são muito usados e valorizados e combinam com qualquer tipo e projeto.

Possui uma grande variedade de cores, proporcionando-lhe grande dinamismo para decorações, pode ser encontrado nos tons branco, preto, bege, marrom e verde. Os tons mais claros são mais valorizados e possuem um maior valor de mercado.

 

Tipos de seixo

Agora que já conhece um pouco mais sobre os seixos, vamos ver alguns dos seus tipos.

Caso queira aplicar o seixo na sua decoração, deve saber que existem muitos tipos de seixos que combinam em certos ambientes, por isso, é importante saber as suas variações antes de fazer uma escolha. Os tipos são:

  • Seixo natural: É o seixo encontrado em rios e afluentes, e, como o nome já diz, o seixo natural é extraído da natureza. É um dos melhores seixos para serem usados e um dois mais interessantes, pois são muito diversos em suas cores e formas. Em rios que ainda tem água, possuem um aspecto mais brilhante e liso, enquanto nos secos, são mais opacos e porosos e demonstram formas mais irregulares.
  • Seixo rolado: Possui uma superfície lisa e formato arredondado, pode ser obtido de duas formas distintas: retirá-la direto do rio, este que a faz ganhar suas características pela qual é famosa, ou produzi-la através de meios artificiais, como através de uma máquina. Não se preocupe, o meio artificial retém perfeitamente suas características naturais.
  • Seixo telado: Como o nome pode sugerir, este seixo é vendido de modo que são unidos em uma placa ou tela, esta usada para facilitar o revestimento pisos e paredes, sendo muito útil e popular para este tipo de aplicação. Um bom motivo para considerar usá-lo em sua casa é a sua praticidade, já que com ele não se faz necessário adicionar cada pedrinha por vez.

 

Como usar o seixo na decoração

O seixo é bem diverso e pode ser aplicado em diversas formas nos cômodos da casa. Que tal aplicar umas das ideias a seguir em sua casa?

  • Parede: Uma das opções mais usadas, o seixo para a parede é feito das mais diversas formas. Em uma área externa, por exemplo, pode fazer parte do jardim ou ser apenas uma parede diferenciada.
  • Piso: Menos comum, mas ainda assim uma ideia bastante usada, o seixo tem sido há pouco tempo utilizado como opção de piso, mas quando usado no chão pode conferir um visual rústico e elegante aos ambientes. É importante apontar que o seixo para chão não deve ser usado em uma área muito grande, pois por ser irregular e desnivelado, pode causar desconforto ao andar por eles, também, por ser uma pedra lisa e escorregadia, deve ser usada preferencialmente em locais secos.
  • Cozinha: O uso do seixo na cozinha é um ótimo exemplo de como pode ser usado em um local interno sem ser associado diretamente a natureza. Na cozinha, a pedra pode ser usada para revestir a parede ou o piso, ou então o balcão da cozinha pode ganhar algumas pedras de seixo.
  • Banheiro: Caso goste de um banheiro com um visual rústico e acolhedor, o seixo é uma boa pedida de uso. Ele pode ser usado em locais como a parede interna do box, dando um toque muito interessante, ou na parede da pia. Caso prefira outros usos, a pedra pode ser usada em detalhes decorativos no piso e na bancada
  • Jardins e áreas externas: O jardim e áreas externas são os naturais do seixo, afinal, foram nestes ambientes onde o seixo se tornou mais popular antes de ser mais difundido em outros ambientes. Neste ambiente, a rocha pode ser aplicada como um tipo de forro para jardins ou na criação de caminhos. Já em áreas externas, como áreas de lazer ou churrasqueiras, o seixo pode ser usado como revestimento nas paredes, ou para bancadas e balcões.

O seixo é uma peça decorativa muito boa e versátil para levar um requinte de beleza, e rusticidade para vários cômodos de uma casa. Não é à toa que é uma das peças mais populares no mercado.

Gostou? Pois não perca tempo e adquira os seixos para decoração, sua casa ficará muito bonita, de forma barata e fácil!

 

Fale conosco
pelo Whatsapp