06/07/2022

O que é plafon e por que você deve colocá-lo em sua casa?

Muita gente fica em dúvida na hora de escolher os itens de iluminação para a casa e acabam deixando a opção do plafon de lado.

Porém, essa é um dos elementos mais vantajosos de se ter em sua residência, pois garantem vantagens que vão desde o seu preço, até a qualidade do ambiente que será criado.

Nesse sentido, vale a pena entender os motivos pelo qual o plafon se torna uma ótima ideia para quem está construindo ou reformando.

Quer saber mais sobre essa peça? Então, continue a leitura, pois nós criamos um conteúdo especial, falando especificamente sobre esse elemento e o porquê ele ficará lindo em sua casa!

 

O que é plafon?

Plafon é o nome que se dá para toda peça de iluminação que fica fixada no teto ou no gesso. Diferente do que muitos pensam, o plafon não é uma peça pendente, que serve para iluminação focal. Ele, ao contrário, é a escolha ideal para quem deseja ter um único ponto de luz, que faça a distribuição para todo o espaço.

Uma das principais características do plafon é a sua versatilidade. O fato de poder ser instalado em qualquer ambiente, torna-o uma escolha muito assertiva quando se está pensando em elementos que sejam, ao mesmo tempo, funcionais e elegantes. Por isso ele vem sendo cada vez mais usado em projetos residenciais.

 

Quais os tipos de plafon?

Ainda na questão da versatilidade do plafon, ele é encontrado em vários tipos, que favorecem para que sejam instalados em determinados cômodos. Veja quais são eles e as suas principais indicações:

- Quadrado: luminária de teto com formato quadrado. Por ser mais tradicional, pode ser usado em áreas comuns da casa, como cozinha e banheiro;

- Retangular: luminária de teto com formato retangular. Também tem indicação para ser usada em qualquer espaço;

- Redondo: a luminária de teto redonda é ideal para banheiros e lavabos, devido às formas mais delicadas;

- Sobrepor: luminária de teto que fica presa à laje ou ao teto;

- Embutir: luminária de teto que fica embutida no gesso ou laje;

- Moderno: luminária de teto com formato diferenciado, que pode ser usada em salas, salas de jantar e quartos.

 

 

Por que vale a pena colocar plafon em casa?

O plafon, além de ser um elemento de enorme importância no projeto luminotécnico da sua casa, também oferece vantagens que vão além do seu uso técnico.

Ele conta com determinadas características e funcionalidades, que fazem com que a sua escolha se torne, ao mesmo tempo, inteligente e vantajosa.

Por isso, podemos dizer que vale a pena escolher o plafon para a sua casa por 4 principais motivos: qualidade de iluminação, modelagem diversa, custo-benefício e versatilidade.

Entenda melhor o que estamos querendo dizer em cada um desses critérios:

Oferece luz indireta e direta, conforme o seu desejo

É possível criar um projeto muito diverso com o plafon, pois ele pode ser usado como um ponto direto de luz e, também, como um apoio, gerando luz direta ou indireta.

Com isso, se torna possível criar ambientes luminosos ou com mais penumbra, o que irá interferir diretamente no conforto do espaço.

É possível encontrá-lo em diversos modelos

Há plafon de vários formatos, como identificamos no tópico anterior. Porém, também existem diversos modelos de plafon, que faz com que você tenha a oportunidade de ousar na sua decoração.

Desde modelos vanguardistas, até os clássicos e tradicionais, você encontra plafon para agradar todo gosto e combinar com qualquer projeto.

Possui um preço mais acessível que o lustre ou luminária

Outro detalhe essencial e que determina a escolha do plafon em relação a outros meios de iluminação, é o seu preço.

Eles são muito mais interessantes economicamente do que o lustre ou alguns tipos de luminária, por exemplo.

Aliado à todas as outras características, o plafon se torna uma peça com ótimo custo-benefício.

Distribui melhor a luminosidade

Por fim, ainda precisamos discutir sobre a capacidade aumentada de distribuir a luminosidade.

Dependendo do modelo escolhido e do modo como for instalado, esses elementos podem favorecer demais a luminosidade do ambiente.

 

Onde comprar plafon com qualidade e garantia?

Certamente depois de saber mais sobre o plafon, você deve estar considerando seriamente coloca-lo em sua casa.

E o melhor de tudo, é que a sua instalação é rápida e simples, sem exigir que sejam feitas modificações significativas no ambiente em que escolher coloca-lo.

Por isso, é possível aderir ao plafon mesmo se não estiver construindo ou reformando. Inclusive, é uma peça que pode ajuda-lo a transformar o ambiente, sem que seja feito nenhum quebra-quebra.

Então, que tal escolher ótimos modelos de plafon, que reúnem todas as características que citamos? Basta entrar agora no site da Arqplace e decidir qual deles deseja comprar.

Aproveite as nossas condições de pagamento e a facilidade de comprar em uma loja online que é segura e entrega muito rápido.

Fale conosco
pelo Whatsapp