21/10/2022

Quais os melhores revestimentos para áreas úmidas?

Você sabia que existem melhores revestimentos para áreas úmidas? São peças que possuem maior funcionalidade em garantir segurança contra derrapagem e características de atermicidade.

Escolher esses revestimentos pode fazer uma enorme diferença em seu projeto, que além de estar mais adequado ao uso dos frequentadores das áreas com umidade, também possuem uma excelente relação custo-benefício.

Se interessou pelo assunto? Então, que tal conhecer os melhores revestimentos para áreas úmidas?

 

Os revestimentos para áreas úmidas são diferentes?

Os revestimentos são as peças que, como o próprio nome diz, revestem áreas de paredes e do chão.

Logo, quando eles são utilizados em áreas onde há mais incidência de umidade ou presença constante de água, é preciso que seja escolhido um modelo especial.

Afinal, você não precisa que ele tenha a mesma característica que o revestimento que será usado no quarto, escritório ou sala de estar, não é mesmo?

Por isso, é importante que, quando estiver escolhendo os revestimentos para as áreas úmidas, você escolha as opções que mais se adequam a esses ambientes.

 

Quais devem ser as características de revestimentos para áreas úmidas?

O ideal é que os revestimentos para áreas úmidas tenham características que otimizem a sua utilização e oferecem uma melhor experiência para quem frequenta o lugar.

Sendo assim, algo essencial é que eles sejam antiderrapantes, principalmente se forem instalados em lugares onde há fluxo constante de água.

É o caso das áreas externas, como quintais e piscinas, por exemplo. Quanto menos escorregadios eles forem, menor é o risco ao qual irá expor os frequentadores do local.

Outro detalhe que vale a pena avaliar, é o método de instalação. A cola e a umidade são dois elementos que, definitivamente, não combinam.

Nesse caso, placas e vinil, por exemplo, não são as melhores opções para os ambientes mais úmidos.

Além disso, quanto mais resistentes à proliferação de fungos e bolor, melhor. Por isso, vale a pena apostar em revestimentos lisos, que não tenham relevo ou textura, onde podem se acumular esses microorganismos.

Por fim, ainda é interessante destacar que, quanto mais resistente à abrasão o revestimento for, maior será a sua durabilidade.

Isso porque, na grande maioria das vezes, as áreas mais úmidas também são aquelas onde a lavagem é mais constante, como os banheiros, lavabos e cozinhas. E não é incomum utilizar produtos de limpeza que podem desgastar o revestimento.

 

Quais os melhores e mais indicados revestimentos para áreas úmidas?

Considerando as características que compõem os revestimentos ideais para as áreas úmidas, não é qualquer tipo que se “dará bem” nesses ambientes.

Então, se você não quer gastar com trocas de revestimentos ou reformas em pouco tempo, vale a pena conhecer as opções mais indicadas para serem usadas em lugares como banheiros, lavabos, áreas de piscina e cozinhas.

São eles:

Cerâmicos

Os revestimentos cerâmicos são muito comuns e, por isso, os mais frequentes nos projetos. Seu valor não é muito elevado e isso também o torna uma ótima escolha para quem deseja criar uma boa decoração, sem comprometer o orçamento.

Além disso, eles são altamente duráveis, resistentes a fungos e bolor, não exigem uma manutenção muito especializada e são simples de serem instalados. Podem ser utilizados em paredes e pisos.

Mármores

Os mármores são revestimentos mais sofisticados, mas igualmente vantajosos de serem instalados em áreas úmidas.

São mais duros e tem mais resistência à abrasão, uma característica interessante dependendo do lugar onde for colocado.

Além disso, o mármore é fácil de ser limpo e não precisa de nenhum tipo de tratamento especial. Ele pode ser utilizado em pisos, paredes e, também, para bancadas de pias.

Pastilhas

As pastilhas de porcelana são uma opção bastante econômica e que fica muito bonita em locais como piscinas e banheiros.

Com uma paleta de cores muito diversificada, elas criam um ambiente mais divertido, sendo, portanto, mais indicado para pessoas que não buscam a discrição como um elemento de decoração.

Algo que vale a pena ser destacado no uso das pastilhas de porcelana, é a atenção no processo de instalação. É essencial que esse serviço seja realizado por uma equipe especializada, para que a produção, como um todo, não se comprometa.

Porcelanatos

O porcelanato é um dos revestimentos mais utilizados na atualidade e se tornou sinônimo de versatilidade. Tanto, que é uma das opções para áreas úmidas.

Entre as suas diversas versões, há os porcelanatos antiderrapantes, que ficam excelentes nos banheiros e cozinhas. São duráveis, resistentes e bastante impermeáveis.

Além disso, há a opção do porcelanato rústico, que é ainda menos escorregadio. Vale a pena apostar nessa versão para áreas externas, como espaços de lazer, churrasqueira e áreas gourmet.

 

Onde adquirir bons revestimentos para áreas úmidas?

Se você está em busca dos melhores revestimentos para áreas úmidas, mas quer encontrar os que apresentam melhor preço, vale a pena conferir os valores da Arqplace.

Além de termos ótimas condições de pagamento, ainda podemos contribuir para a gestão de sua obra, indicando os revestimentos ideais para diferentes ambientes.

Aqui, você tem a garantia de produtos de qualidade, com alta durabilidade, e, também, da segurança de estar trabalhando com uma empresa que é referência no segmento de arquitetura e decoração.

Venha falar com os nossos especialistas e vamos desenvolver um ótimo projeto juntos!

 

 

Fale conosco
pelo Whatsapp