17/01/2023

Manutenção de piscinas com pedras naturais: como fazer?

Não é à toa que as pedras naturais Hijau e Hitam são usadas em hotéis 5 estrelas, casas de luxo e áreas externas diferenciadas.

Além de lindas e elegantes, possuem uma composição mineral que cria tonalidade exóticas na cor verde e até acobreada. Incrível, né? Principalmente quando adquiridas com uma empresa mais conceituadas nesse setor, como a Arqplace.

Além disso, a Pedra Hijau é de origem vulcânica e possui propriedades terapêuticas, o que proporciona uma sensação de bem-estar e prazer inigualável: uns dos principais motivos para essa pedra ter se tornado a “queridinhas dos arquitetos” para projetos modernos de piscinas, saunas, SPAs e ambientes de relaxamento.

Mas, além de toda a beleza e aconchego, para ter essas pedras em seu projeto é importante se atentar a alguns detalhes e ter um cuidado extra. Mas, calma, não é tão difícil assim e nós te ajudamos nessa missão.

Se você está pensando em criar uma piscina com revestimentos naturais, mas quer saber mais sobre a manutenção, esse artigo vai te ajudar muito.

 

Cuidados com piscinas e espelhos d’água

Depois dos revestimentos naturais estarem devidamente instalados em piscinas e espelhos d’água, podem surgir cristais de cor branca entre as pedras. Caso isso ocorra, é sinal de que há falta de cálcio na água. Então, é preciso removê-los à medida que forem surgindo, pois a permanência prolongada é capaz de manchar a pedra, além de deixar um aspecto sujo. Para remover os cristais com maior facilidade, utilize uma escova de aço.

Fique de olho nos parâmetros envolvendo a água da piscina

Quando o assunto envolve manutenção de revestimentos naturais em piscinas, é bem importante adotar um monitoramento periódico dos seguintes parâmetros relativos à água:

- pH – entre 7,2 e 7,6.

- Cloro livre – entre 1,0 e 3,0 ppm.

- Alcalinidade – entre 80 e 120 ppm.

- Dureza cálcica – entre 200 e 400 ppm.

Se os pontos acima não forem devidamente levados em consideração, a durabilidade do rejuntamento, revestimento e equipamentos são colocados em risco. Além do mais, a falta de equilíbrio desses parâmetros pode causar irritação nos olhos, corrosão de equipamentos, esfarelamento do rejuntamento e incrustações calcárias nos equipamentos e superfícies submersas.

 

Atenção para as pedras naturais nas áreas externas

Com o tempo, é comum que as pedras naturais presentes nas áreas externas de um imóvel acumulem óleos vegetais e minerais, gorduras e fuligens. Para remover tudo isso, o mais adequado é utilizar uma lavadora de pressão em conjunto com detergente neutro ou alcalino. Vale seguir estas recomendações adicionais:

– olhar atentamente as instruções do fabricante do detergente;

– não deixar o detergente secar sobre os revestimentos naturais;

– não usar ácido nos revestimentos naturais, pois ele podem manchá-los de forma irreversível.

Se preciso, use resina impermeabilizante na manutenção de revestimentos naturais

Quando as pedras naturais estão assentadas em lugares secos, elas possuem uma coloração mais opaca. Nesse sentido, a resina impermeabilizante é um excelente aliado na manutenção de revestimentos naturais para chegar a um aspecto molhado e brilhoso. No entanto, é fundamental:

– limpar bem a área onde será aplicado o produto;

– garantir que as pedras estejam totalmente secas, livres de qualquer umidade do assentamento, rejunte ou, até mesmo, da limpeza;

– além de seguir minuciosamente as instruções do fabricante do produto.

 

Pedra Hijau e as situações comuns que podem surgir

A pedra Hijau possui hidróxido de ferro na composição, o que pode causar um aspecto acobreado em algumas peças.

Pequenos pontos de ferrugem são normais, pois algumas pastilhas têm mais ferro em comparação às outras. É comum ver pontos mais acobreados e marrons.

Soltura de pequenos cacos também pode ocorrer, mas essa situação tende a reduzir com o tempo. Lembre-se sempre que estamos falando de pedras naturais e essa soltura contribui também para gerar o aspecto rústico que todo mundo procura.

 

Invista em revestimentos naturais para sua piscina!

Se você está pensando em colocar revestimentos naturais nas áreas internas ou externas da sua casa, já sabe onde adquirir os melhores, não é mesmo?

Como você pode ver ao longo do conteúdo, a nossa loja é a melhor opção para quem deseja inserir esses elementos em suas reformas ou construções.

Aproveite todas as vantagens que garantimos para a sua compra, com as melhores condições de pagamento e preço mais do que especial.

Acesse agora o nosso site e confira todas as opções que temos disponíveis!

 

 

Fale conosco
pelo Whatsapp