17/01/2023

Inspiração rústica para sua casa: traga o campo para a cidade

A inspiração rústica vem tomando conta dos projetos atuais, justamente por trazer uma roupagem mais dinâmica para as casas.

Isso faz com que muita gente tenha se interessado pelo conceito, a ponto de questões sobre a tendência se tornarem frequentes em nossa caixa de mensagens.

Por isso, nós fomos consultar os nossos especialistas Arqplace e saber mais sobre o assunto. Com o que eles nos contaram, nós preparamos esse artigo super especial para vocês.

Confira!

 

Principais características do estilo rústico

Com tantas referências que podem ser encontradas e relacionadas à decoração rústica, é fácil ficar perdido sobre qual caminho seguir. Cheia de possibilidades estéticas, como conseguir aplicá-las aos projetos?

Para auxiliar a tornar esse processo mais esclarecedor, separamos as principais características encontradas neste estilo:

1. Tons terrosos e neutros

Quanto o assunto é decoração rústica, as cores terrosas e neutras são as protagonistas. Dê preferência aos alaranjados, marrons, vermelhos e rosas queimados. Essas cores aquecem e trazem aconchego ao ambiente.

Esse conceito também abrange os tons da decoração minimalista como o branco, off-white, bege, cinza e até o preto, que compõem muito bem com a madeira e os outros materiais naturais e são opções que podem ser utilizadas como base dentro da paleta de cores.

2. Madeira

De todos os materiais, a madeira é com certeza a grande estrela da decor rústica. Ela nos conecta diretamente com a natureza e é um material que aguça vários sentidos: agradável à vista, tem o toque quente e macio. Por isso, ela é tão valiosa na decoração de uma casa, principalmente no estilo rústico.

Aproveite sua beleza natural, deixando a madeira aparecer como ela é. Trata-se de um material versátil, que pode ser usado em diferentes propostas - até mesmo em uma decoração clássica -, por isso, as suas possibilidades são infinitas. Ela pode estar no piso, no revestimento de parede, nos móveis e peças de decoração. Além de decorar, ela traz calor e vida para o ambiente.

Se a intenção é um ambiente rústico e despretensioso, por exemplo, uma boa pedida é escolher móveis que usem a madeira o mais natural possível: crua, sem acabamentos, como a madeira de demolição. Porém, é preciso atenção nesse quesito. Os revestimentos em madeira natural se desvalorizam com o passar do tempo. A madeira requer cuidados, pois tende a sofrer com intempéries.

Mas, se mesmo assim você faz questão da estética mais natural, porém deseja maior praticidade, temos uma ótima notícia: existe solução para o seu problema. Hoje em dia, há diversos revestimentos cimentícios e vinílicos no mercado que reproduzem fielmente este nobre material. A busca pela praticidade fez com que muitas marcas de revestimentos desenvolvessem produtos similares aos naturais, já prevendo suas limitações.

A grande vantagem dos cimentícios ou porcelanatos é justamente pelo fato de serem mais resistentes à água, riscos e desgastes, além de possibilitarem a instalação com as juntas secas, facilitando sua limpeza. Os pisos vinílicos, também apresentam ótima resistência à água, riscos e são anti-ruídos, deixando o ambiente mais silencioso.

Já para quem prefere dar um toque sofisticado, aposte em madeiras com melhor acabamento e decore com objetos em metal ou em vidro. Essa mistura elegante é tendência já há algum tempo e faz todo sentido para o ambiente urbano. Enfim, muitos materiais combinam com a madeira se a intenção for criar um ambiente rústico com toques modernos.

3. Metais

E por falar em metais...O cobre é o queridinho na decor rústica. Seguindo uma linha mais retrô e vintage, o cobre remete aos antigos tachos de fazer doce das fazendas e aos alambiques de cachaça, facilmente encontrados nas casas dos avós ou bisavós.

Além dele, outra opção é o ferro. Panelas, móveis e objetos decorativos feitos em ferro fazem parte deste estilo, principalmente quando aplicados em uma cozinha rústica, por exemplo.

4. Revestimentos naturais

Nem só de madeira vive a decor rústica. Outros materiais podem representar a força do tempo e da natureza, como por exemplo, pedras, tijolinhos, bambu, linho, vime e rattan. Ao utilizar materiais com características mais rudimentares, dois conceitos são fundamentais e devem ser levados em conta: os conceitos de contrastes e harmonia.

E aqui vai mais uma dica: primeiramente tenha em vista o ambiente que pretende receber o revestimento e sempre preze pela sua funcionalidade. No caso de um banheiro rústico, o ideal é usar materiais resistentes à umidade, por se tratar de uma área molhada. E como dito anteriormente, por sorte, existem diversas opções de revestimentos sintéticos que imitam com perfeição os naturais.

A decoração rústica simples é incrivelmente sensorial e por este motivo é comum tender à escolha por tecidos agradáveis ao toque e ao olhar. Neste caso, as fibras naturais e o couro são muito bem-vindos, e podem estar nos tapetes, cortinas, almofadas ou estofados.

Aproveite para combinar mais de um material, e utilize as fibras naturais como o vime, rattan e a palha em móveis e objetos de decoração.

5. Iluminação acolhedora e intimista

O estilo rústico é um estilo quente. Por isso, um bom projeto de iluminação requer uma luz suave, indireta e aconchegante. Use luminárias de piso, abajures e pendentes para criar uma meia-luz. Escolha lâmpadas amarelas e com potência mais fraca, que vão ajudar a criar um clima intimista e acolhedor para encerrar o dia com a sensação de se estar em uma casa de fazenda.

6. Natureza na decoração

O significado da palavra “rústico” é relativo ao campo, à zona rural. Por isso, quando a ideia for criar um ambiente seguindo esses preceitos, o uso de plantas não pode faltar.

A vegetação traz mais vida aos espaços e é ela que confere uma experiência mais próxima da natureza. Misturar flores e folhas é uma ótima alternativa. E já que a ideia do estilo rústico é ser natural, que tal escolher espécies nativas da flora brasileira?

7. Artesanato

Toda decoração também conta com objetos e peças capazes de trazer personalidade e agregar ainda mais valor estético ao ambiente. Assim sendo, uma ótima maneira de complementar a decoração rústica é com artesanatos. Desde um tapete de crochê, uma manta de fuxico ou uma escultura de barro, o Brasil é rico em trabalhos manuais que valorizam a nossa cultura.

 

8. Imperfeição

No estilo rústico a imperfeição é vista como algo belo. Os móveis e peças de decoração podem ser pintados ou deixados em seu estado original. As paredes podem revelar seu aspecto natural, quer seja pedra ou tijolo. Portanto não se preocupe muito com acabamentos.

Os móveis antigos e rurais trazem marcas do passado. Invista em peças antigas, com personalidade e histórias. Quanto mais velhas forem as peças, melhor. Abuse da informalidade e não fique preocupado em manter tudo guardado e “escondido”. As jarras de vidro, louças antigas, colheres de pau, latas, cestos de palha e peças artesanais ficam muito bem expostas em uma cozinha rústica, por exemplo.

 

Onde adquirir elementos que podem ajudar no seu projeto de inspiração rústica?

Depois de saber mais sobre os projetos de inspiração rústica você se animou em aplicar a tendência em sua casa?

Então, acesse agora mesmo o site da Arqplace e venha conferir todos os detalhes que temos disponíveis em nossa loja virtual.

Desde pisos, até luminárias, você vai encontrar tudo aqui!

Fale conosco
pelo Whatsapp