29/11/2022

Hidrofugante: Por que nós recomendamos o uso deles?

Se você precisa de uma solução para repelir água em determinado espaço de sua casa, o hidrofugante é uma opção ideal.

Com bom preço e alta capacidade de acabamento, esse material vem sendo cada vez mais utilizados em projetos de alto níveis, já que garante um bom resultado pós-obra.

Mas, apesar de apresentar muitas vantagens em seu uso, os hidrofugantes ainda não são tão conhecidos no mercado, principalmente por pessoas que não estão totalmente habituadas com o mundo da construção.

Então, para apresentar o item a vocês e, ainda, justificar por que recomendamos o seu uso, nós criamos esse conteúdo especial.

Confira tudo sobre os hidrofugantes e entenda porque eles valem a pena!

 

O que é um produto hidrofugante?

O hidrofugante é considerado um acabamento e dispensa o uso de outras soluções. O produto mantém o aspecto original da superfície, por isso não é recomendada a aplicação de qualquer outro tipo de material sobre ele, inclusive as tintas.

Os produtos classificados como hidrofugantes são usados na proteção e conservação de diferentes tipos de substratos.

A solução é uma aliada no combate à patologia nos revestimentos, uma vez que repele agentes agressivos, como os cloretos, e bloqueia infiltrações provenientes da água da chuva em tijolos, telhas cerâmicas, concreto aparente, cerâmicas porosas ou qualquer outra estrutura exposta às intempéries.

Além de manter telhas e paredes com boa aparência, os hidrofugantes asseguram ambientes internos secos e salubres, isentos de bolor ou manchas.

 

Tipos de hidrofugantes

Existem diferentes tipos de hidrofugantes, sendo que os mais utilizados atualmente são aqueles à base de silicone. As soluções se diferenciam levando em consideração as características do substrato onde serão aplicadas, o tipo de estrutura e a exposição a que estará sujeita.

O desempenho do hidrofugante tem relação com sua base química, que forma uma película hidrófuga que impede a penetração de água.

 

Como aplicar hidrofugante?

O procedimento de aplicação começa com a preparação da superfície, que deve estar compacta, seca, isenta de pinturas e, se possível, aquecida pelo sol.

As irregularidades, como orifícios com abertura superior a 0,2 mm, bolhas, fissuras e trincas também precisam ser solucionadas nessa primeira etapa.

É recomendado que o substrato receba uma limpeza com hidrojateamento de alta pressão (1400 a 2600 psi) para remoção de quaisquer impurezas e contaminações. Os detergentes não podem ser empregados nessa fase de preparação, pois, no caso de falhas em sua remoção, afetará negativamente o efeito repelente do hidrofugante.

A aplicação do hidrofugante utiliza pulverizador de baixa pressão (bomba costal), pincel, broxa, ou rolo de lã. As demãos devem ser no sentido do topo para baixo, tomando cuidado para que o produto não escorra.

Com o procedimento concluído, a solução requer, no mínimo, seis horas para secar, considerando temperatura a 25°C.

Nas paredes externas, o aplicador deve ter um cuidado especial para evitar movimentações das calhas ou rufos. Se essas estruturas estiverem desalinhadas, a água da chuva pode entrar pelo topo da parede e acabar com todos os benefícios proporcionados pelos hidrofugantes.

 

Vantagens do uso de hidrofugante

O uso do produto proporciona uma série de vantagens para a edificação, com destaque para:

- O aumento da vida útil do substrato;

- Diminuição de manutenções;

- Alta durabilidade, que no caso dos hidrofugantes à base de silano chega a até 20 anos;

- A criação de fachadas “autolimpantes”, já que a aplicação impedirá que sujeiras fiquem presas na superfície, pois são removidas com as batidas das chuvas.

Os hidrofugantes ainda não têm sua própria norma técnica. Porém, muitos produtos são fabricados de acordo com os requisitos de documentos internacionais, como a norma EN 1504-02 Classe II – Relatório do Polymer Institute P5672-E e a SAI 162/5 (Absorção de água, profundidade de penetração, resistência a álcalis, difusão do vapor d’água, resistência a ciclos de gelo e degelo).

Além disso, é interessante reforçar que o hidrofugante é considerado um acabamento e dispensa o uso de outras soluções. O produto mantém o aspecto original da superfície, por isso não é recomendada a aplicação de qualquer outro tipo de material sobre ele, inclusive as tintas.

 

Onde adquirir hidrofugantes de alta qualidade e com bom preço?

Depois de saber tudo sobre os hidrofugantes, está na hora de comprar o seu. Por isso, não perca tempo procurando em lugares que não vão oferecer qualidade e bom preço.

Acesse agora mesmo o site da Arqplace e venha conferir as vantagens que temos para você.

Estamos com ótimas condições de pagamento, justamente para você aproveitar e adquirir peças de mais alta qualidade, com preços que sempre cabem no seu bolso.

Venha conferir!

 

Fale conosco
pelo Whatsapp