28/01/2022

Dicas para cuidar do revestimento Travertino

O revestimento Travertino é um dos mais lindos e requintados que existem. Belo e atemporal, sua presença deixa qualquer espaço e ambiente muito mais bonito e elegante do que qualquer outro revestimento poderia proporcionar.

Graças a sua beleza, é um dos revestimentos mais usados no mundo. Não só isso, mas o mármore que dá origem ao revestimento já foi usado em muitas construções ao redor do mundo, da Basílica de São Pedro até as Pirâmides do Egito, sua fama transcende gerações e impressiona a humanidade há séculos.

Até mesmo os seixos, pequenas pedras usadas para decoração, do travertino, apesar do seu tamanho, trazem um encanto impressionante para cada local da casa, por isso, ter um travertino, seja como revestimento ou seixos, é um diferencial único.

Entretanto, para o revestimento travertino manter a sua beleza pelo qual é famoso, muito cuidado é necessário no tratamento da pedra. Apesar de ser bem resistente, o mármore pelo qual é feito pode sofrer as consequências do maltrato e descaso, deixando-o depois de um tempo em um estado irreconhecível.

Já tratamos aqui dos diversos motivos pelo qual deve-se investir no travertino e em suas variações. Se você acatou o conselho e quer deixar o seu revestimento com sua beleza natural, precisa saber como cuidá-lo de maneira adequada, afinal, nem sempre é tão fácil encontrar um travertino de qualidade.

Por isso, falaremos hoje de como cuidar de maneira apropriada do revestimento travertino.

 

O que define um Revestimento Travertino?

O revestimento travetino vem originalmente do mármore travertino, que, por sua vez, provém de países como Itália, Turquia e México; até mesmo o Brasil tem seus próprios depósitos da famosa rocha, esta composta pelos minerais calcita, aragonita e limonita.

O nome “travertino” tem suas raízes na língua italiana, mais precisamente da cidade de Tivoli, onde ocorreram as primeiras extrações do mármore nas cachoeiras e cascatas da região. No Brasil, a extração vem principalmente do estado da Bahia.

Talvez uma de suas características mais famosas é a grande paleta de cores em que a pedra original pode ser encontrada, dando assim grande variedade para o revestimento. Graças a essa qualidade, ele pode reproduzir muito bem o gosto do seu usuário que outros revestimentos não conseguem proporcionar.

Ele apresenta uma base com tons bem visíveis que vão do branco, rosa ou verde. Além disso possui uma textura onde estão presentes pequenas cavidades e veios longos que remetem a ramos e folhas.

Além de proporcionar beleza e requinte aos ambientes onde está presente, por ser uma peça fria, o revestimento travertino também proporciona conforto térmico em dias e áreas de muito calor.

Todos esses atributos fazem do revestimento travertino um tipo especial de cobertura que pode ser usado na sala, banheiro, paredes, na bancada da cozinha, entre diversas outros cômodos.

 

Modelos de Travertino

O travertino tem uma grande diversidade e cada tipo pode requerer um tratamento diferente dependendo do tipo que foi adquirido, por isso, é importante saber qual dos a seguir foi adquirido antes de saber o modo de cuidá-los:

  • Mármore Travertino Romano: De variação bege, possui cores leves e clássicas, além de demonstrar veios horizontais. Tem mais resistência e durabilidade do que outros tipos.
  • Mármore Travertino Turco: Mistura cores que variam do bege escuro até o cinza claro. Demostra uma estética mais rústica, consequência de possuir maior quantidade de calcário em sua composição.
  • Mármore Travertino navona: Possui uma coloração bem clara, se assemelhando ao creme. Suas veias remetem a desenhos parecidos com os ramos de uma árvore. Importando da Itália, é resistente e indicado para ambientes externos, como a área de lazer.
  • Mármore Travertino Bege Bahia: Também conhecido como Travertino Nacional, tem como característica principal possuir uma aparência delicada, com linhas finas e sutis, uma boa pedida para revestimentos de banheiros.

 

Como limpar o revestimento travertino.

Apesar de ser uma rocha bem resistente, o travetino é ainda assim delicado e requer cuidados especiais no momento da limpeza para não colocar em risco a sua elegância, beleza e durabilidade, sendo importante lembrar que que a qualidade do mármore também conta muito para a sua durabilidade.

Por isso, para remover a sujeira da superfície sem arranhar, é recomendado o uso do aspirador de pó de maneira suave, sem forçar muito, e depois disso, fazer uso de uma flanela macia levemente úmida para finalizar a limpeza. Caso não tenha ou não possa usar o aspirador de pó, pode-se usar no lugar uma flanela igualmente macia, mas seca.

Deve-se evitar quaisquer produtos de base ácida, abrasiva ou alcalina como os solventes, agua sanitária e sabão em pó, muito usados para limpeza em outras partes da casa. Outros tipos de produtos de origem caseira com as mesmas características, como vinagre com limão, também devem ser evitados.

Caso queira limpar gordura acumulada nas bancadas da cozinha ou em outros lugares, deve-se apenas limpar a área afetada com sal e esfregar um pano molhado, feito isso, lavar normalmente com detergente neutro para, for fim, limpar com um pano macio.

 

Como retirar as manchas do revestimento travertino

Apesar de todos os cuidados que se pode ter, manchas de café, cigarro, vinho e provenientes do efeito do tempo podem aparecer. Se a peça foi manchada acidentalmente, o ideal é pedir para o fabricante instruções de como proceder, sendo geralmente indicado polir levemente a superfície.

Para evitar futuras dores de cabeça e possíveis gastos com reparação, o ideal é sempre fazer a impermeabilização da pedra, tirando assim a preocupação de futuras manchas que podem aparecer.

A impermeabilização deve ser feita com produtos específicos e é um processo delicado, por isso, é fundamental contratar os serviços de uma empresa especializada para realiza-la sem danos.

Com o mármore impermeabilizado e protegido de manchas, a limpeza se torna bem simples, sendo necessário a partir deste ponto apenas um pano umedecido com água e, de preferência, sabão neutro.

Viu como limpar o mármore travertino é bem simples? Com apenas alguns cuidados básicos, é possível manter a sua beleza e esplendor por muito tempo, o deixando sempre com cara de novo.

Fale conosco
pelo Whatsapp