07/10/2022

Decoração apartamento pequeno: elementos que podem favorecer o ambiente

Quando se tem um apartamento pequeno, cada detalhe passa a ter um peso ainda maior.

Afinal, não é qualquer peça que fica boa em seu “apertamento” e isso poderá comprometer diretamente a sua funcionalidade.

Mas, a notícia boa, é que existem diversos acessórios e elementos de decoração e arquitetura que podem favorecer esses espaços e torna-los ainda mais aconchegantes, apesar do tamanho compacto.

Isso te interessa? Você tem vontade de otimizar o espaço do seu apartamento pequeno e deixa-lo ainda melhor?

Então, confira as dicas que a Arqplace compilou para você, sobre elementos que podem favorecer o seu ambiente!

 

5 dicas para a decoração de apartamento pequeno

Não há segredo para transformar um imóvel compacto em um lugar acolhedor. A fim de facilitar esse trabalho, tivemos o cuidado de reunir dicas que possam ser aproveitadas tanto em áreas mais reservadas, como um home office, quanto em espaços frequentados por várias pessoas.

1. Priorize cores claras

Cartelas neutras e suaves caem bem em praticamente todos os estilos decorativos, do clássico ao minimalista.

Isso porque não chamam tanta atenção e criam um fundo discreto para receber misturas compostas por diversos elementos. Outro ponto favorável está na amplitude visual que as cores claras promovem.

Assim, se o seu objetivo é passar a impressão de que os cômodos ficaram maiores, invista em tons como branco, creme, cinza-claro e bege nas principais superfícies do apartamento. Eles devem aparecer na tinta das paredes, no revestimento dos pisos, no acabamento dos forros e nos materiais dos tecidos e estofados.

2. Garanta boa iluminação

As luzes naturais e artificiais fazem uma ótima parceria com as cores claras, já que tendem a ser facilmente refletidas por essas tonalidades.

O resultado dessa combinação? A luminosidade emitida por diferentes fontes consegue chegar aos recintos e clarear o apartamento com mais eficiência.

Espaços bem iluminados sempre parecem maiores que aqueles que permanecem na escuridão. Então, valorize as janelas do seu imóvel e não crie barreiras próximas a elas. Para deixar a luz do sol entrar, mantenha os móveis longe das aberturas e evite cortinas com muita espessura.

3. Utilize móveis funcionais

Os planejados sempre aparecem entre as dicas para a decoração de apartamento pequeno.

Afinal, têm suas medidas adaptadas de modo a se encaixarem perfeitamente no local de instalação. A vantagem é que você ainda consegue definir outros detalhes dessas peças, como material, design e tipo de acabamento.

Móveis prontos também são boas pedidas se tiverem mais de uma função ou sistemas dobráveis e articuláveis. Prefira sempre os modelos com cortes retos, que se adaptam melhor a qualquer layout.

A fim de não ter dúvidas sobre tamanhos, você pode usar apps para decorar a casa que registrem as medidas dos cômodos.

Outros itens fundamentais em imóveis compactos são os ganchos, os nichos e as prateleiras.

O que eles têm em comum? Permanecem presos às paredes, servindo de suporte para uma série de objetos e reduzindo a quantidade de itens espalhados pelos cômodos.

4. Integre ambientes

Essa é uma solução excelente para otimizar os espaços, porque não interrompe a visibilidade das pessoas e favorece o fluxo interno.

A maneira usual de integrar áreas é eliminar as paredes que as separam, mas isso precisa ser avaliado por um profissional qualificado, como um arquiteto ou engenheiro.

Ainda assim, é possível que você tenha espaços distintos em uma mesma planta, por exemplo, sem conseguir transmitir a ideia de unidade.

Nesses casos, procure identificar quais elementos criam o efeito de divisão, para substituir ou trocar sua posição original.

Se o objetivo é integrar sala de estar e cozinha americana, por exemplo, evite bancadas altas e sofás robustos na linha que delimita esses locais.

Em vez disso, libere a passagem e, se possível, utilize as mesmas cores e materiais em ambos os cômodos para gerar continuidade visual.

5. Faça rodízio de acessórios

Nenhum ambiente fica legal com o excesso de objetos. Quando a metragem é limitada, o risco de deixar o local com aspecto desleixado é muito grande.

Para piorar, a junção de vários itens prejudica a rotina de todos os moradores, que perdem tempo procurando as coisas e gastam mais energia em limpeza.

Você não quer isso em seu apartamento, certo? O ideal, portanto, é evitar o exagero e procurar dicas de organização do lar que ajudem a manter tudo em seu devido lugar.

Em vez de colocar milhares de quadros na parede, por que não pendurar um espelho grande capaz de ampliar a área ao refletir luzes e imagens?

Um truque para quem não quer se desfazer de nada (por ter muitos artigos decorativos, objetos colecionáveis e acessórios) é fazer o rodízio dessas peças: em uma semana, utiliza apenas um conjunto limitado de elementos.

 

Quer tornar o seu apartamento pequeno mais funcional?

Se você está buscando mais informações sobre como deixar o seu apartamento pequeno mais funcional e inteligente, certamente encontrou boas sugestões em nosso conteúdo.

Por isso, não perca mais tempo e vamos colocar a mão na massa!

É hora de começar a aplicar as dicas que trouxemos e fazer as trocas perfeitas, de modo que o seu apartamento se torne ainda mais gostoso de estar.

Para te apoiar ainda mais nesse projeto, acesse o site da Arqplace. Aqui você vai poder encontrar as melhores opções de itens para a sua casa, com ótimos preços e condições de pagamento que são imbatíveis.

Além disso, o nosso time de especialistas está pronto para atende-lo e tirar todas as suas dúvidas sobre os melhores e mais funcionais acessórios para deixar o seu apartamento incrível.

Fale conosco
pelo Whatsapp