18/10/2022

Decoração afetiva: como transformar sua casa em um lar?

Você já ouviu falar sobre decoração afetiva? Esse conceito se tornou mais popular nos últimos anos e está relacionado com conforto e relaxamento em seus ambientes residenciais.

Impulsionado pela pandemia, onde as pessoas passavam mais tempo em casa, a proposta de deixar o local mais tranquilo e perfeito para o seu bem-estar, estimulou que esse tipo de decoração se tornasse mais frequente.

Você fez parte dessa onda? Se não, está na hora de conhecer mais sobre a decoração afetiva e entender como ela pode ajudá-lo a transformar a sua casa em um verdadeiro lar!

 

O que é decoração com memória afetiva?

A decoração com memória afetiva, como o próprio nome diz, é aquela que se utiliza de elementos que disparam sensações satisfatórias ao corpo e à alma, conforme se tornam parte do ambiente.

Desde o uso de uma determinada cor na parede, até a escolha de fotografias para serem emolduradas, são os detalhes que tornam essa a decoração mais íntima de todos.

Sua proposta é a de contribuir para que a casa seja, em si, o seu lugar preferido no mundo, onde pode se conectar com as suas raízes e recuperar a energia para enfrentar o cotidiano imposto por situações mais frias.

 

Por que a decoração com memória afetiva se tornou uma tendência?

Não é preciso muito para querermos voltar a um momento gostoso do passado. Basta um piscar de olhos e logo estamos sorrindo, nos lembrando de tempos bons.

E isso foi o que mais fizemos nesses últimos dois anos, em que a pandemia nos assolou e nos prendeu dentro de casa.

Estar em isolamento nos tornou mais reflexivos e nos fez valorizar coisas que realmente valem a pena. O carinho familiar, os bons momentos com quem amamos, as memórias felizes.

Esse é um motivo importante do porquê a decoração com memória afetiva se tornou tão popular. As pessoas estão em busca dessa conexão com o que lhes faz bem.

 

4 Elementos de decoração com memória afetiva que você pode utilizar em sua casa!

A principal característica da decoração com memória afetiva é se utilizar de elementos que irão compor um ambiente único e particular.

Logo, suas fotos, seus objetos, detalhes que fazem sentido, principalmente, para a sua essência individual.

Porém, alguns elementos de decoração padrão servem, justamente, para remeter a essa sensação particular, que estimulam uma conexão mais profunda com as suas raízes.

Veja alguns que separamos para te indicar:

Design particular

Apesar de ter uma proposta comum, uma decoração com memória afetiva jamais será igual a outra. Isso porque, ela se alimenta de itens muito particulares.

São as suas fotos, gravuras favoritas, objetos que foram passados de geração em geração, que estarão adornando o seu ambiente.

Cobogós

Os cobogós, de maneira geral, estão reassumindo a sua posição como um dos elementos decorativos mais charmosos nas casas e tem tudo a ver com a decoração afetiva.

Isso porque, eles eram extraordinariamente populares no passado! Era raro entrar uma casa em que o cobogó não estivesse fazendo seu papel como decoração.

Hoje, com mais opções de material, modelagens mais rústicas ou, até mesmo, com a delicadeza da louça, eles darão um toque especial em qualquer décor.

Tijolinho brick

O revestimento brick, também conhecido como tijolinho, pode gerar um destaque incomparável ao seu ambiente.

Utilizá-lo em uma parede remete ao vintage, quando as casas utilizavam esse material nas estruturas e, posteriormente, o mantinham expostos, mesmo após o acabamento.

Plantas

Nada cria um ambiente mais aconchegante do que as plantas. Além de servirem como um item de décor, elas têm uma funcionalidade espiritual, de renovar as energias, e fisiológico, de criar um clima mais fresco.

Se quiser ir mais fundo na proposta, é interessante escolher peças que também sejam favoritas da mãe ou da avó e replicar a arte da botânica domiciliar.

Utilize-as para ser o seu cantinho sagrado, mas cuidado para não colocá-las em sofrimento! Plantas precisam de uma rotina de água e iluminação.

Lembre-se de que são seres vivos e precisarão de cuidados especiais, que irão garantir a sua vida e seu viço.

Madeira

A madeira é outro elemento que traz a sensação do conforto e a rusticidade nos faz pensar em um passado mais simples.

Por isso, os móveis desse material são sempre uma boa pedida. Inclusive, se fizer parte da sua identidade, vale a pena investir, até mesmo, em um piano. O que acha da ideia?

 

As cores dão um charme extra!

Algo que pouca gente se atenta, é que a escolha de cores para compor o ambiente são essenciais na criação de uma decoração com memória afetiva.

As cores mais claras podem ter uma presença calmante, de casa confortável, onde você é abraçado por um clima ameno e pode descansar como se estivesse em nuvens.

Ao mesmo tempo, um detalhe mais colorido traz vivacidade e estimula a energização.

Por isso, vale a pena apostar na pintura das paredes como um último detalhe, que servirá para combinar com os outros objetos da decoração.

 

Atenção aos detalhes: Cuidado para não exagerar!

Na decoração afetiva, as regras estão muito menos explícitas do que em outros estilos. Afinal, o que a torna efetiva é, justamente, a combinação de itens que tenham profundidade para você.

Mas, muito cuidado. Isso não significa que basta juntar diversos objetos e encher a casa de quinquilharias, que estará, essencialmente, decorando-a de maneira afetiva.

A forma como esses elementos estarão dispostos é o que irá determinar uma integridade na proposta.

Cuide para que os ambientes não se tornem carregados com informação demais. Utilize os espaços com delicadeza e organize os elementos para que tragam beleza e funcionalidade.

 

Que tal apostar na decoração com memória afetiva?

Se está em busca de um estilo de decoração que tenha a sua cara e que faça sentido para você, certamente a afetiva é uma das opções mais valiosas.

Então, é válido experimentá-la, ver se, apesar de ser singular e refletir suas raízes, é algo que, esteticamente, te encanta.

Afinal, não é porque ela propõe essa conexão mais intimista, que os elementos que a compõem façam parte do seu estilo.

Teste, ouse, crie um cantinho com essa pegada. Aí, se você se sentir bem, espalhe essa energia para a cada toda!

Fale conosco
pelo Whatsapp