26/01/2023

6 motivos para contratar um arquiteto para sua obra

Muita gente acredita que contratar um arquiteto para sua obra é uma decisão supérflua. Afinal, com tantos apps que ajudam na gestão das construções, é possível colocar a mão na massa por si mesmo.

Realmente, a tecnologia vem ajudando – e muito – a tornar o gerenciamento de obras e reformas mais assertivo.

Mas, isso não significa que eles podem substituir a mão de obra humana e capacitada, principalmente quando pensamos especificamente no arquiteto.

Esse profissional possui enorme conhecimento sobre estruturas prediais, o que será essencial para que a sua construção seja erguida da maneira correta, sem riscos envolvidos e sem chance de quebras ou trincos posteriores.

Além disso, ele também é capaz de projetar os espaços de forma otimizada, garantindo que o seu ganho será inestimável em relação à luminosidade, ventilação e orientação.

Apenas com essa introdução, nós já demos alguns bons motivos para você contratar um arquiteto para sua obra.

Mas, podemos ir muito além disso. Quer saber outros argumentos que justificam a contratação desse profissional? Então, confira na leitura!

 

6 motivos para contratar um arquiteto para sua obra

Ao iniciar uma construção, pensar no planejamento da obra é essencial e já nesse momento que a presença de um Arquiteto e Urbanista torna-se fundamental, para que corra tudo bem com o processo.

No entanto, ainda existe uma certa resistência na valorização e reconhecimento desses profissionais, em achar que sua contratação é inviável e, principalmente, entender a importância da sua presença na construção.

Existe uma ideia preestabelecida, um “achismo”, de que Arquitetos e Urbanistas só participam de grandes projetos, um serviço de luxo pois seu custo é muito alto.

Ainda que existam os que se enquadrem nesses atributos, como tem em todas as profissões, a realidade é diferente.

Portanto, para derrubar o mito, apresentamos aqui 6 motivos essenciais que justificam a contratação de um arquiteto e urbanista.

1 – Precisão ao avaliar a compra de um terreno

Antes de comprar um terreno é importante saber qual o objetivo da sua construção para saber o seu tipo certo de terreno.

Para isso avalia-se fatores como: orientação solar, ventos dominantes para ventilação natural, topografia do terreno, drenagem, tipo de solo, vertentes de crescimento urbano, zoneamento, entre outros.

Portanto, para fazer uma escolha que não acarrete problemas no futuro, nada melhor do que um profissional arquiteto e urbanista para auxiliar na escolha.

Só eles ajudarão em três simples fatores:

- Evitam problemas futuros com alvará de construção;

- Fazem um plano de ação específico para o seu terreno;

- Tem uma visão estratégica e geral sobre o mapeamento da área.

2 – Auxilio no planejamento do projeto por completo

Nesta etapa o arquiteto e urbanista se preocupa em entender o que o cliente quer e precisa, como segurança, beleza e economia.

Dessa forma o arquiteto e urbanista desenvolve o projeto, representação gráfica com todas as dimensões e características do jeito que o cliente imaginou.

Além desse prever toda coordenação do trabalho, o gerenciamento e a contratação da mão de obra necessária, a estimativa de gastos com materiais, orçamentos e um cronograma detalhado de todas as etapas da obra até sua conclusão.

Os arquitetos e urbanistas tem a maior carga horária de estudos em projetos. Portanto, para este profissional não existem passos não coordenados e nada é feito em cima da hora.

3 – Seu maior representante

É o arquiteto que vai conseguir debater com os executores da obra de forma a defender os objetivos do cliente com embasamento e conhecimento prévio.

É esse profissional que tem maior preocupação com o resultado final e a qualidade do projeto, tendo em vista a sua satisfação em relação ao projeto executado.

É ele a pessoa indicada para supervisionar todo o processo de produção e assegurar se está tudo conforme o projeto.

4 – Economia na obra

Como o Arquiteto e Urbanista participa de todas as etapas de planejamento, ele fará a obra de uma forma que caiba no seu planejamento.

Dessa forma ele torna possível prever a quantidade certa de materiais, sempre com a melhor relação custo x benefício, evitando desperdícios.

Esse profissional também cuidará para que seja feita a contratação de mão de obra qualificada e na quantidade certa, além de cumprir prazos do cronograma planejado.

5 – Valorização do seu imóvel

Se o seu imóvel for construído com todas as etapas supervisionadas por esse profissional, ele saberá aproveitar e explorar todo o potencial do seu projeto, propondo ideias sustentáveis, modernas e funcionais.

O planejamento dos arquitetos e urbanistas não é imediatista, eles pensam a frente, antecipando possíveis contratempos e tendências.

Democratizar e criar um imóvel com uma boa iluminação, aproveitando a luz natural, cuidar para que os cômodos sejam arejados e adequados ao desejo do cliente, além de auxiliar em um acabamento adequado para a obra.

6 – Garantia de qualidade de vida e segurança

Como apontado em todas as outras razões, percebe-se que o arquiteto está presente em todas as etapas do projeto. Tendo a capacidade de agir em cada uma delas.

Só esses profissionais são habilitados e preparados para planejar e acompanhar o processo de construção.

Se a sua obra não possui um profissional qualificado é colocada em risco a sua segurança, da sua família e a de seus vizinhos.

Para quem está construindo e reformando, e já contratou um especialista de obras, aproveite, também, para contar com a melhor oferta em materiais para tornar sua casa muito mais especial.

Acesse o site da Arqplace e veja como podemos ajudá-lo nesse processo!

Fale conosco
pelo Whatsapp