12/03/2023

Vale a pena usar o cobogó para separar ambientes?

Você já considerou o cobogó para separar ambientes em sua casa ou empresa?

Esse elemento, que está diretamente ligado à tradição arquitetônica brasileira, voltou com tudo para os projetos residenciais e corporativos.

Afinal, ele garante uma série de vantagens, que vão desde o baixo custo, até ser uma solução sustentável para aumentar a circulação de ar e qualidade térmica dos ambientes.

Porém, a principal característica do cobogó é ser um elemento vazado com funcionalidade de separar ambientes.

Que tal saber um pouco mais sobre isso e avaliar se ele pode oferecer benefícios ao seu projeto, sendo utilizado como um separador de espaços charmoso e delicado?

 

Afinal, vale a pena usar o cobogó para separar ambientes?

Depois de saber um pouco mais sobre eles, certamente você entender que o cobogó para separar ambientes é uma escolha inteligente e assertiva.

Afinal, além de conseguir propor uma dinamização do espaço em questão, ainda assim você mantém a união do local de forma completa.

Não há, efetivamente, um isolamento dos espaços. Isso porque, o fato de ser vazado permite que o cobogó ainda assim consiga integrar o ambiente, apenas propondo uma divisão sutil e simpática.

 

Como usá-los em cada ambiente?

Com um nome bastante peculiar, os cobogós voltaram à tona com força total no mundo da arquitetura, design e decoração. É cada vez maior o número de projetos, nacionais e internacionais, que investem nesse elemento vazado genuinamente brasileiro.

O cobogó foi criado nos anos de 1920, em Recife, pelas mãos de um grupo de engenheiros: o português Amadeu Oliveira Coimbra, o alemão Ernest August Boeckmann e o brasileiro Antônio de Góis.

Se juntarmos a primeira sílaba do último nome de cada um chegamos ao COBOGÓ, curioso, não é mesmo?

Os cobogós foram elementos amplamente utilizados durante as décadas de ouro do modernismo brasileiro. As suas formas, recortes, sombras e linhas definem a fachada e o interior das principais obras deste período e se tornaram um marco.

Felizmente, os cobogós voltaram com força total, em novos materiais e acabamentos. Pronto para saber mais sobre este elemento e como usá-lo no seu projeto?

Sim, o cobogó é uma tendência no mundo do design e arquitetura, no entanto, é claro que este anão é o único pelo qual deve investir. Os cobogós foram desenvolvidos a pensar na forma como a luz solar incide nas casas no nosso país. Sim, o Brasil é um país com um clima privilegiado e uma luminosidade invejada por muitos.

Quando o sol bate nos cobogós, os mesmos criam formas e sombras nos pisos e paredes que transformam o ambiente por completo. Com a variação da luz natural ao longo do ano e as mudanças das estações, essas sombras se transformam e ajuda a criar novos ambientes.

Além do quesito estético, os cobogós são ideais para deixarem o ambiente mais arejado e amplo, afinal ele ajuda a dividir os espaços sem fechá-los totalmente.

 

Vantagens de utilizar o cobogó

Resumidamente, os cobogós são revestimentos de parede vazados que foram desenvolvidos com o objetivo de levar mais privacidade para as áreas externas das casas. Os desenhos foram inspirados no muxarabis, treliças de madeira características da arquitetura árabe e amplamente utilizadas nas casas nordestinas nos anos 50.

Devido a sua funcionalidade, os cobogós ainda são muito utilizados em diversas regiões do país. Logo, nada mais justo do que dedicar um texto a esse item característico do Brasil.

Agora, veja alguns motivos que podem te animar a investir em cobogós:

Deixa o ambiente mais iluminado

Provavelmente, essa é a principal vantagem do cobogó. Por ser vazado, ele consegue separar diferentes áreas da casa e, ao mesmo tempo, permite a entrada de luz no ambiente. Por esse motivo, ele comumente é utilizado na cozinha, tendo em vista que esse é um cômodo que exige uma boa iluminação para o preparo dos alimentos.

Além disso, seus recortes fazem com que a luz do sol, ao incidir diretamente sobre eles, formem sombras com desenhos incríveis.

Ambientes arejados

Outra vantagem de utilizar os cobogós é que eles também permitem a passagem de vento, tornando os cômodos mais arejados. Portanto, se você for construir em regiões mais quentes, utilizar cobogó ao invés de uma parede convencional pode ser uma ótima forma de levar frescor ao ambiente.

Diversidade de modelos e materiais

Devido a sua popularidade, conseguimos encontrar cobogós em diversos modelos e materiais, comprovando a sua versatilidade de uso.

O cobogó de vidro pode ser uma boa opção para aqueles que possuem um estilo moderno, clean e desejam acrescentar leveza ao ambiente. Já os cerâmicos, permitem que você os pinte da cor que preferir, sendo uma ótima oportunidade para acrescentar cor ao local.

Outro material muito utilizado para confeccionar cobogós é o concreto, o tornando uma peça-chave de muitos projetos que seguem um estilo industrial.

 

Onde comprar cobogó para separar ambientes?

Se você gostou da ideia de usar cobogó para separar ambiente, acesse agora mesmo o nosso site e confira todas as opções em cores, formatos e materiais.

Temos cobogós de vários tipos e tamanhos, que vão te permitir criar um projeto único e exclusivo. E, é claro, irão te ajudar a separar os ambientes de maneira otimizada.

No site do Arqplace você pode, ainda, adquirir peças coloridas, exclusivas e especiais. Para saber mais sobre isso, é só chamar um de nossos atendentes no chat.

 

 

Fale conosco
pelo Whatsapp