17/01/2023

Cobogós em empresas: esse elemento cabe em espaços corporativos?

Você já pensou em usar cobogós em sua empresa? Esses elementos, que são verdadeiros aliados da arquitetura funcional, se tornam um tabu quando pensamos em suas diferentes utilidades em espaços corporativos.

Para desmistificar o seu uso empresarial, nós preparamos esse conteúdo, com base em explicações obtidas pelos nossos especialistas e parceiros, que apostaram no conceito e, hoje, se declaram altamente satisfeitos!

 

Afinal, cobogós em empresas vale a pena?

A principal característica do cobogó é ser um elemento vazado. Por isso, ele fica ótimo em qualquer ambiente onde se busque luminosidade e circulação de ar.

Isso, certamente, inclui empresas.

O cobogó apenas não é indicado para locais onde seja necessário um tom mais sóbrio e privacidade, como nas salas de reunião, por exemplo.

De resto, vale a pena ousar, usar e abusar desses nossos queridinhos!

 

O que é o cobogó?

De maneira muito simples, podemos conceituar o cobogó como uma espécie de tijolo, em formato de bloco, vazado, cujos espaços possuem formas. Quando unidos, criam um tipo de desenho na parede.

Esse, talvez, seja um dos seus principais charmes: a possibilidade estética que ele cria.

A união dos cobogós gera uma imagem decorativa muito especial. Isso faz com que, além de funcional, essa peça tenha um enorme apelo no sentido de beleza.

 

Onde surgiu o cobogó?

As primeiras referências ao uso do cobogó no Brasil são das casas do nordeste e datam dos anos 1920.

Essas, por sua vez, foram influenciadas pela arquitetura árabe, que utilizava tijolos vazados, conhecidos como muxarabis.

Esses blocos, em sua funcionalidade original, serviam para garantir que as empresas árabes tivessem passagens de luz e ar, mas que mantivessem a privacidade em seus interiores, principalmente das mulheres.

Em algum sentido, eles se tornaram parte da arquitetura brasileira nordestina, mas sem o apelo da privacidade e sendo mais utilizado como um elemento funcional, para facilitar a circulação de vento dentro dos cômodos e melhorar a incidência da iluminação natural.

Até meados da década de 70, os cobogós eram parte fundamental de qualquer projeto arquitetônico e decorativo.

Após esse período, ele caiu em desuso. Principalmente por remeter à um estilo mais simples.

Mas, atualmente tem se tornado popular novamente e reaparece como opção dos projetos com muito mais elegância, em novos materiais e modelos diferentes.

 

Por que o cobogó tem se tornado tão popular?

Um dos motivos que pode justificar a reativação do interesse das pessoas pelo cobogó, é a tendência das decorações afetivas.

Afinal, ele está diretamente relacionado com os projetos das casas mais antigas, das avós e bisavós.

Porém, além dessa explicação, também podemos pensar em questões mais relacionadas com a sustentabilidade.

Como a intenção do elemento vazado é, justamente, permitir mais circulação de ar e luz, isso o torna indispensável em projetos que busquem se alimentar de alternativas naturais e reduzir o uso de lâmpadas, ventiladores e ar-condicionado.

 

Vantagens de usar o cobogó

Conhecendo um pouco mais sobre o cobogó, seu intuito de utilização e os motivos pelo qual ele foi criado, já é possível compreender as principais vantagens de inseri-lo em seus projetos arquitetônicos, não é mesmo?

Basicamente, podemos definir que são 4 os principais benefícios que ele promove:

Estilo

A modelagem do cobogó permite que você crie paredes exclusivas, compondo imagens incríveis!

Iluminação

Sua principal característica, que é a abertura, faz com que a luz incida diretamente entre os espaços, criando um jogo lindo de iluminação e sombra.

Controle térmico

A passagem de ar é outro detalhe essencial e que justifica o uso dos cobogós. Ele permite que o vento circule com mais facilidade entre os cômodos, garantindo mais conforto térmico para a sua empresa, sem precisar recorrer a alternativas artificiais, como os ventiladores ou ar-condicionado.

Integração de ambientes

Por fim, uma última vantagem que é preciso considerar a respeito do uso do cobogó, é a integração do ambiente. Por mais que ele garanta uma certa privacidade, ainda assim o elemento vazado permite que você tenha acesso aos espaços com mais facilidade.

Isso faz com que você consiga criar uma unificação nos cômodos, sendo uma ótima opção para separar salas de estar, de jantar e cozinhas.

 

O acúmulo de poeira: é uma desvantagem do cobogó?

Há quem desanime de utilizar o cobogó por um único motivo, que talvez seja a sua maior desvantagem: os blocos vazados tendem a acumular poeira.

Mas, essa é uma condição a ser considerada. Afinal, hoje você encontra cobogós em diversos materiais, incluindo aqueles que facilitam a higienização, como a porcelana, por exemplo.

A limpeza desses elementos é muito fácil de ser feita. Água e sabão neutro para os dias de faxina mais pesada e apenas uma flanela seca nos dias em que for só tirar o pó.

Se a sua preocupação em inserir cobogó na decoração for a dificuldade de mantê-lo limpo, pode riscar esse medo da sua lista e se jogar nas diversas opções de cores e modelos!

 

Que tal investir no uso de cobogó e deixar a sua empresa ainda mais bonita?

Certamente, o cobogó é um dos elementos mais modernos da decoração atual, apesar de isso ser quase uma ironia.

Afinal, é um item que já está em utilização há séculos no mundo todo e, há pelo menos 100 anos, aqui no Brasil.

Porém, com as suas novas roupagens, cores e materiais, ele voltou à tendência com tudo e, hoje, está presente na grande maioria dos projetos. Sejam eles mais ousados ou mais delicados.

A verdade é que o cobogó é um elemento que combina com tudo! Ele garante charme, beleza e, também, funcionalidade para as empresas. Por isso é tão popular.

Se você gostou da ideia e decidiu criar alguma parede vazada aí em seu espaço, venha conhecer os nossos modelos.

Temos os melhores preços e as opções de maior qualidade do mercado!

Fale com os nossos especialistas e nos deixe tirar todas as suas dúvidas sobre os cobogós que temos disponíveis e que serão os mais indicados para o seu projeto.

 

 

Fale conosco
pelo Whatsapp