06/12/2022

Como fazer o cálculo ideal de material de construção para sua obra?

Quando se está construindo ou reformando, calcular corretamente a quantidade de material de construção que será usado pode fazer a diferença entre economizar ou estourar o orçamento.

Por isso, o ideal é já fazer essa análise antes mesmo de iniciar a obra. Dessa forma, você não terá sustos e vai conseguir se organizar da maneira ideal.

Mas, quanto considerar de material de construção para cada etapa do projeto?

Muitos de nossos clientes apresentam essa dúvida e, por isso, nós criamos esse guia especial, que irá ajudá-los a entender quanto e como você deverá gastar para criar um modelo único em sua obra ou reforma.

Confira!

 

Calculando a quantidade ideal de diferentes tipos de material de construção

O cálculo da quantidade de materiais deve ser feito com base nas dimensões dos produtos a serem utilizados e também da área destinada à obra.

Sendo assim, o primeiro passo para começar a gestão de materiais é calcular as dimensões da obra, como piso, paredes e teto.

No entanto, é preciso ressaltar que alguns materiais exigem cálculos específicos. No caso dos tijolos, é preciso somar a área total das paredes e definir as dimensões do produto que será usado.

A forma de calcular a quantidade de cimento, por sua vez, é bem diferente, já que se trata de uma mistura de produtos.

Tijolo

É preciso ter um cuidado especial com os tijolos, já que existem modelos de tamanhos diferentes. Para que não haja erro, calcule a área como um todo, sem descontar as medidas das portas e janelas.

Em seguida, é preciso medir a largura e a altura do produto. A partir desses números, será possível chegar à quantidade necessária para cada metro quadrado.

Multiplique o valor da parede pela quantidade de tijolos gasta em cada metro quadrado. Essa dica vale para qualquer outro tipo de material em bloco.

Tinta

Calcular a quantidade de latas de tinta é muito simples: basta somar as dimensões das superfícies que serão pintadas.

Primeiro, multiplique a altura da superfície pelo comprimento, em seguida, multiplique mais uma vez pela quantidade de mãos de tinta que pretende passar.

É preciso ressaltar que o rendimento da tinta varia muito de acordo com a marca do produto e com a situação da parede.

Quanto mais lisa estiver a superfície, menos tinta ela absorverá, e vice-versa. Em caso de paredes porosas, é indicado calcular cerca de 10% a mais de tinta.

Cimento e argamassa

A argamassa é essencial em obras, pois pode ser usada para assentar tijolos e dar acabamento.

Você pode optar por preparar a sua própria argamassa ou comprar o produto pronto. Para preparar essa mistura, é preciso usar cal, areia e cimento.

Caso você opte por comprar a argamassa pronta, procure na embalagem do produto a informação sobre o rendimento do saco.

Aproximadamente 5 quilos de argamassa são o suficiente para revestir um metro quadrado. Portanto, basta multiplicar a área total por cinco.

Como o cimento também é uma mistura de materiais, a quantidade necessária depende da proporção utilizada na mistura.

Uma medida de cimento para três de areia é a fórmula para se preparar a mistura ideal. Em um metro quadrado, são usados cerca de 30 litros de areia e 10 de cimento.

Para realizar o cálculo, divida 10 quilos de cimento por metro quadrado e multiplique o valor pela área total da obra para obter a quantidade exata de cimento necessária.

Revestimentos e pisos

A boa notícia é que tanto os pisos quanto os revestimentos são vendidos em metros quadrados.

Portanto, o cálculo para esses materiais é muito mais fácil de ser feito: basta somar a área total das superfícies desejadas.

Não é necessário descontar a área da porta na somatória do piso. No entanto, para os revestimentos de parede, deve ser descontada a área das portas e janelas.

 

Como usar a tecnologia para calcular materiais de construção?

Fazer as contas que descrevemos aqui no post pode ser uma tarefa desafiadora para quem não é bom com números. Se você não é um engenheiro e está tendo dificuldades para fazer o cálculo dos materiais da sua obra, saiba que a tecnologia pode ajudar!

Atualmente, existem várias ferramentas digitais que permitem que o usuário faça a gestão de materiais da sua obra de forma simples e rápida.

Existem desde aplicativos que podem ser usados por qualquer pessoa, como o ConstruCalc e o ConstruFácil, até softwares mais complexos voltados para profissionais da área.

Depois de tantas informações relevantes, temos certeza de que agora você já sabe como calcular a quantidade de material de construção ideal para a sua obra.

Caso você não se sinta seguro para fazer esse planejamento sozinho, conte com a ajuda de um profissional.

 

Para tornar a sua obra ainda mais especial, conheça os itens Arqplace!

Agora que você já sabe o que fazer para tornar a sua obra mais assertiva e econômica, que tal aproveitar as vantagens que temos para te oferecer aqui na Arqplace?

Em nosso site você encontra excelentes peças de arquitetura e decoração, além de elementos funcionais e versáteis, que te ajudarão a dar uma cara única ao seu projeto, sem precisar gastar muito com isso.

Acesse agora mesmo o nosso site e confira tudo o que temos para te oferecer!

 

Fale conosco
pelo Whatsapp