17/01/2023

Banheiro de empresa: quais as características ele deve ter?

O banheiro de empresa, quando está sendo criado, precisa ser pensado de forma alternativa aos cômodos que mantemos em nossa casa.

Isso porque, o fato de ser um local de acesso coletivo, exige que ele tenha uma modelagem que permita a limpeza mais simples, além de acessórios mais inteligentes e versáteis.

Se você está planejando um espaço corporativo e chegou na etapa do banheiro, veja só quais elementos precisam ser considerados antes de cria-lo!

 

Como montar o banheiro ideal em sua empresa?

Antigamente era muito comum que os banheiros não recebessem a atenção necessária e acabassem sendo projetados de uma forma mais simples. Contudo, hoje em dia as empresas não devem apenas pensar na decoração escolhida, mas também na acessibilidade levando em consideração os portadores de deficiências físicas e idosos. Sabendo disso, você deve saber quais itens escolher na hora de montar o banheiro ideal em sua empresa.

Falta de privacidade e localização inadequada são as principais queixas de usuários de banheiros comerciais de acordo com os frequentadores de escritórios e shoppings. Para melhorar esse aspecto, é fundamental que você saiba quais decorações e equipamentos usar no ambiente, pensando na forma como seus funcionários e clientes se sentirão ao usá-lo.

Abaixo listamos algumas dicas para você projetar o seu banheiro comercial de uma forma mais simples e funcional. Acompanhe!

Medidas do banheiro

Não tem nada mais desagradável do que ter que esperar em uma fila de banheiro em um momento de urgência. Isso acontece, na maioria das vezes, porque o ambiente foi projetado sem pensar no tamanho do ambiente e em quantas pessoas frequentam a empresa diariamente.

Seu projeto de banheiro comercial deve prever o fluxo de pessoas, equipamentos que devem ser instalados e espaço disponível. A NR24 estabelece que os estabelecimentos devem contar com instalações sanitárias que disponibilizem mictórios, vasos sanitários, chuveiros e lavatórios nas proporções mínima de um conjunto para cada 20 trabalhadores ou fração.

Já o dimensionamento dos banheiros devem estar de acordo com o Código de Obras e Edificações, que normalmente é estabelecido por cada município. Esse código leva em conta as funções da atividade desenvolvida e o fluxo de usuários.

Localização do banheiro dentro da empresa

Em muitas empresas os banheiros acabam sendo posicionados de forma inadequada. Em empresas de grande porte, por exemplo, algumas pessoas não conseguem acessar o sanitário apenas com a sinalização, que também deve ser pensada com cautela para passar as informações corretas.

Leve em consideração locais de fácil acesso e que sejam seguros, evitando corredores muito longos e cheios de portas, que podem acabar confundindo os usuários.

É importante lembrar que a NR24 também estabelece que dentro de escritórios o banheiro deve ser posicionado de modo que os trabalhadores não tenham que se deslocar mais do que 150 m do posto de trabalho.

Higiene e privacidade

A NR24 deixa claro que as instalações sanitárias devem ser separadas por sexo com sinalizações nas portas para manter a privacidade de cada usuário, além de oferecer cabines sanitárias individuais com portas independentes e sistema de fechadura para impedir que outras pessoas acessem uma cabine ocupadas por engano.

Já em questão aos lavatórios, devem contar com sabonetes e materiais para secagem de mão individual como papéis ou ar-quente, e nunca disponibilizar toalhas de uso coletivo.

Barras e acessórios especiais

É importante que os estabelecimentos contem com um banheiro equipado para portadores de deficiência físicas como usuários de cadeiras de rodas, por exemplo. Para isso, a empresa deve disponibilizar uma cabine maior com barras que facilitem o acesso desses indivíduos.

Detalhes

Os detalhes fazem a diferença e deixam o ambiente mais agradável, como é o caso de odorizadores e espelhos. Nos banheiros femininos, por exemplo, é possível colocar um espelho maior para retoque de maquiagem e suporte para apoiar as bolsas.

Na hora de decorar, pense em detalhes pequenos e elegantes, como vasinhos de flores artificiais em cima da bancada ou em uma pequena prateleira ou nichos, que contribuem para um ambiente mais harmônico e aconchegante.

Cores e revestimentos

Embora o mercado ofereça diversos tipos de revestimentos diferentes, você deve levar em conta toda a identidade da sua empresa antes de fazer a sua escolha e considerar principalmente quais são mais duradouros. Afinal, esses materiais estarão quase sempre em contato com água e é necessário que sejam de qualidade para não causarem problemas futuros.

As melhores opções do mercado costumam ser azulejos em porcelanato natural e acetinado como os pastilhados, por exemplo. Além de serem elegantes tendem a escorregar menos, o que é algo indispensável para os usuários.

Os tons mais clean como branco, cinza e bege ajudam na iluminação e ampliam o ambiente, ao mesmo tempo que remetem a higiene, algo essencial para banheiros.

Louças e materiais

Os vasos sanitários, torneiras e pias são peças fundamentais na hora de montar um banheiro, e você deve saber escolher o material de cada um deles na hora de compor a decoração. Em conjunto, pense se o material é resistente e cumpre o seu propósito, além de ser funcionais.

Torneiras de cobre, por exemplo, são objetos que estão em alta, mas é importante verificar o material usado para que não enferrujem ou quebrem com facilidade.

Nos casos de barras para deficientes, escolha sempre os materiais cromados que costumam ser mais resistentes para o ambiente, dando um apoio maior e não enferrujando.

Iluminação

A iluminação também é um item importante na hora de projetar o banheiro ideal para sua empresa, uma vez que é ela quem fará com que todos os itens escolhidos recebem o destaque necessário.

Enquanto uma luz mais amarelada pode dar um ar de banheiro sujo e mal cuidado, as luzes fluorescentes deixam o banheiro mais claro e com um aspecto de limpeza. O tipo de iluminação deve ser sempre pensado para não criar sombras e contrastes, e é possível usar a luz natural durante o dia com janelas posicionadas de forma estratégica.

Em empresas modernas ainda é possível optar por pendentes coloridos que contrastem com o revestimento e piso, garantindo a sintonia na decoração.

Depois de ver nossas dicas para montar o banheiro ideal em sua empresa ficou mais fácil entender como fazer um projeto de banheiro comercial de uma maneira prática e sofisticada. Não se esqueça de levar em conta os tópicos da NR24 para manter-se dentro da lei, garantindo que os usuários do banheiro da sua empresa tenham sempre a melhor experiência.

 

Fale conosco
pelo Whatsapp