22/03/2022

Azulejos decorados ainda são tendência?

Os azulejos decorados ganharam o coração dos brasileiros e se tornou comum vê-los decorando casas.

Um produto estilizado, com personalidade, que, apesar de ser muito bonito, é danado para comprometer a estética completa de um ambiente.

Justamente o que o torna tão único, que é a estampa, os desenhos e as cores, também é o que faz com que arquitetos e decoradores tenham uma certa resistência a utilizá-los.

E isso vai na contramão da tendência de alguns anos atrás, onde os azulejos com decoração se tornaram uma verdadeira febre.

Mas, essa moda ainda continua? Nós perguntamos aos nossos especialistas e arquitetos parceiros, e a resposta deles foi unânime: sim! O azulejo decorado ainda é um sucesso para quem quer um pouco de descontração nas casas.

Quer saber mais sobre isso?

 

A história dos azulejos decorados

Hoje, é possível encontrar azulejos decorados com diferentes desenhos, sendo os mais comuns as mandalas e os geométricos.

Mas, quando apenas os azulejos portugueses traziam essa proposta da decoração, a estética era muito mais restrita.

Só que, se formos ainda mais fundo nessa história, chegamos aos azulejos árabes, que foram os pioneiros na utilização de peças de cerâmica para revestir paredes. E eles também gostavam de cores e desenhos.

Tudo se torna um ciclo: os azulejos decorados que são tendência no Brasil são inspirados nos azulejos portugueses, que são inspirados nos azulejos árabes.

No final, o que temos é uma peça que, além de proteger as paredes e fachadas, também se torna um elemento decorativo bastante peculiar.

 

Quando os azulejos decorados entram em cena?

Em Portugal, os azulejos decorados são mais velhos que o Brasil. Há bem mais de 500 anos eles são produzidos, primeiramente de maneira artesanal, depois como um item que se tornou parte da cultura material do país.

Quanto mais portugueses vinham para a colônia, mais era frequente a importação de caixas e mais caixas de azulejos para compor suas casas. E esse gosto se manteve por aqui.

Os brasileiros aderiram ao uso do azulejo como revestimento, utilizando-os em suas mais diversas formas.

Durante algum tempo, aqueles portugueses, com desenhos específicos, saíram de cena. Mas, eles voltaram à moda com tudo a partir do ano 2000.

Os brasileiros lembraram como essas peças são bonitas e voltaram a utilizá-la em suas casas. Hoje, é possível encontrar mais opções de estampas e cores, mas a sua essência se mantém.

 

Arqplace responde: azulejos decorados ainda valem a pena?

Na Arqplace nós adoramos qualquer tipo de tendência, porque são os detalhes que tornam o todo único e espetacular.

E como os azulejos decorados entraram em nosso radar de atenção, nós decidimos conversar com os especialistas sobre a volta deles nas estéticas das casas atuais.

O que descobrimos foi bastante interessante: os azulejos decorados fazem parte da memória das pessoas.

O período em que eles estiveram fora do interesse, fez com que houvesse uma pausa no uso. Logo, quando eles voltam à tona, isso ativa um sentimento confortável, que é característico de decorações com toque afetivo. Aliás, a tendência de decoração que mais está em voga nos últimos anos.

Então, a resposta é bem simples: se a decoração afetiva está em alta e se os azulejos decorados são elementos exemplos dela, vale muito a pena usá-los!

E, para quem não é muito fã da estética do azulejo português, muito forte e chamativo, pode comemorar, já que os novos modelos são bem versáteis.

 

Azulejo decorado em áreas de alimentação

Os azulejos decorados eram peças quase que exclusivamente colocadas nas cozinhas. Hoje, eles ainda se dão melhor com esse tipo de ambiente.

As áreas de alimentação, como as cozinhas, como dito, mas também as áreas de churrasqueira e gourmet, recebem um toque especial com o uso dessas peças.

A diversidade de cores e modelos ainda os torna muito versáteis, já que combinam com muitas estéticas e decorações.

 

Ideia ousada: e se colocar nos banheiros?

Apesar de os azulejos decorados serem especialmente combinados com áreas de cozinha, nada impede que eles sejam colocados em outros ambientes da casa.

Aliás, os banheiros ganham muito mais diversão quando recebem esse revestimento em suas paredes.

Lavanderias também recebem um charme extra com a decoração dos azulejos. E, por que não experimentá-lo também nas piscinas?

A vantagem do revestimento cerâmico é a sua durabilidade e a beleza do acabamento. Aproveite isso a seu favor e reúna peças com cores e estampas que combinem com a energia da sua casa.

 

Como utilizar os azulejos decorados?

Seja o tradicional azulejo português ou opções mais modernas, coloridas e desenhadas de maneiras exclusivas, as peças decoradas sempre serão ótimas opções de revestimentos para a sua casa.

Então, considere-as na sua cozinha, lavanderia, área de piscina e, até mesmo, no banheiro. Certamente, você vai se apaixonar a cada vez que entrar em casa.

E, se quiser ter os azulejos mais bonitos do mercado, com um ótimo preço e com a segurança da compra em uma empresa de renome, visite o site da Arqplace.

Fale conosco
pelo Whatsapp