07/10/2022

Arquitetura brasileira: como os cobogós estão associados a ela?

Você já ouviu falar sobre arquitetura brasileira? Esse conceito extremamente nacional vem ganhando relevância no mercado e isso despertou o nosso interesse, é claro.

Afinal, é algo do qual fazemos parte, não é mesmo?

Mas, além da própria arquitetura brasileira, em si, que já garante um enorme interesse, nós nos apaixonamos ainda mais pela proposta, depois que soubemos que o cobogó tem um destaque em tudo isso.

E todo mundo sabe que a gente ama cobogó por aqui, não é? Então, que tal saber mais sobre essa arquitetura brasileira e quais os detalhes que a influenciam?

Confira tudo o que nossos especialistas trouxeram sobre o tema!

 

O que é a arquitetura brasileira?

É difícil definir a arquitetura brasileira em poucas palavras. O imaginário coletivo nos leva a evocar imagens da arquitetura colonial ou da arquitetura moderna brasileira. Porém a arquitetura nacional é muito mais rica e complexa. Ela nasce de uma fusão de culturas e saberes arquitetônicos, onde existe uma troca de conhecimentos e adaptações às condições locais ao longo do tempo.

As constantes intervenções e participações estrangeiras deram ao Brasil um crescimento próprio. A partir de conceitos trazidos e desenvolvidos, a arquitetura brasileira ganhou diversas características ao longo da história. Desde manifestações internas até referências a padrões internacionais, a cultura de arquitetura no Brasil reúne, afinal, um emaranhado de referências e um desenrolar próprio.

 

Quais elementos estão relacionados à arquitetura brasileira?

A arquitetura brasileira não pode ser facilmente definida, isso porque ela é muito diversa em vários aspectos. A primeira arquitetura do Brasil é a dos índios, e ela já possui bastante variedade, pois cada tribo possui a sua própria técnica de construção. Além disso, o território brasileiro é muito vasto e as diversas tipologias se modificam de acordo com as regiões em que estão inseridas, adequando-se às condições ambientais e recursos disponíveis.

Com a colonização, observa-se a introdução do modo de construir europeu, porém essas técnicas são adaptadas para as condições e recursos do Brasil e recebem a influência da mão de obra indígena e africana. É importante lembrar que, assim como os índios, os africanos também possuem diferentes tribos e, portanto, diferentes técnicas e culturas, ampliando ainda mais o repertório de adaptações.

A própria influência do branco europeu partia de vários locais diferentes da Europa. Apesar dos portugueses serem os responsáveis pela colonização como um todo, é possível observar a influência de franceses e holandeses no Rio de Janeiro e Nordeste, alemães no Sul e Espírito Santo, e italianos no Centro-Sul. Posteriormente ainda se observa a influência de japoneses e árabes.

Logo, os três principais grupos que formam a arquitetura brasileira - os índios, os africanos e os europeus - não são homogêneos. Eles são compostos por vários povos e a cultura brasileira nasce dessa ampla miscigenação, a qual transformou o modo de viver como um todo, influenciando fatores como a arte, a culinária, a vestimenta, a música, a língua e a própria arquitetura.

Essa fusão de culturas também foi influenciada pelas diversas tendências arquitetônicas, como o barroco e o modernismo, ampliando a diversidade de adaptações e soluções do cenário construtivo brasileiro. A definição da arquitetura brasileira está diretamente relacionada a sua história e às influências que ela sofreu até chegar ao contemporâneo atual. Portanto, é necessário conhecer esses estilos e adaptações para compreender as características que moldam o vasto repertório nacional.

 

Por que o cobogó é um representante da arquitetura brasileira?

De maneira muito simples, podemos conceituar o cobogó como uma espécie de tijolo, em formato de bloco, vazado, cujos espaços possuem formas. Quando unidos, criam um tipo de desenho na parede.

Esse, talvez, seja um dos seus principais charmes: a possibilidade estética que ele cria.

A união dos cobogós gera uma imagem decorativa muito especial. Isso faz com que, além de funcional, essa peça tenha um enorme apelo no sentido de beleza.

As primeiras referências ao uso do cobogó no Brasil são das casas do nordeste e datam dos anos 1920.

Essas, por sua vez, foram influenciadas pela arquitetura árabe, que utilizava tijolos vazados, conhecidos como muxarabis.

Esses blocos, em sua funcionalidade original, serviam para garantir que as casas árabes tivessem passagens de luz e ar, mas que mantivessem a privacidade em seus interiores, principalmente das mulheres.

Em algum sentido, eles se tornaram parte da arquitetura brasileira nordestina, mas sem o apelo da privacidade e sendo mais utilizado como um elemento funcional, para facilitar a circulação de vento dentro dos cômodos e melhorar a incidência da iluminação natural.

Até meados da década de 70, os cobogós eram parte fundamental de qualquer projeto arquitetônico e decorativo.

Após esse período, ele caiu em desuso. Principalmente por remeter à um estilo mais simples.

Mas, atualmente tem se tornado popular novamente e reaparece como opção dos projetos com muito mais elegância, em novos materiais e modelos diferentes.

 

Onde adquirir cobogós para o seu projeto?

O Brasil é tão incrível, que até mesmo a nossa arquitetura conta com detalhes que a tornam especial.

É o caso dos cobogós. Afinal, apesar de terem sido criados com uma influência oriental, nada é mais brasileiro do que as casas de vó, que tinham esse elemento como uma peça central da decoração da casa, não é mesmo?

E quem diria que eles voltariam anos depois, como peças desejadas e que se mostram fundamentais no conceito da arquitetura brasileira. Certamente, essa é a riqueza que ela pode nos oferecer: a oportunidade de revisitar conceitos e torna-los comuns sempre que possível.

Se você quer aderir à proposta e deseja colocar alguns cobogós na sua casa, além de apoiá-lo na ideia, nós apoiamos no projeto!

Aqui na Arqplace você encontra os modelos mais bonitos de cobogós, inclusive de materiais diferenciados, que vão combinar perfeitamente com o conceito estudado em sua casa.

Acesse agora o nosso site e venha saber mais sobre isso!

Fale conosco
pelo Whatsapp