Inspiração de arquitetura barroca: o que a Arqplace tem para você?
Se você está animado para criar uma decoração icônica para a sua casa, a arquitetura barroca pode ser uma inspiração incrível.
Com elementos muito característicos e de personalidade muito forte, essa influência pode garantir que você tenha não só uma casa incrivelmente bonita, como também um espaço único.
E para garantir que, além de uma inspiração exemplar, você tenha as melhores peças desse tipo de decoração, a Arqplace estará aqui para te ajudar.
Saiba mais sobre esse estilo de arquitetura e veja as pelas que temos para você!
O que é a arquitetura barroca?
Arquitetura barroca é um estilo arquitetônico praticado durante o período barroco, precedido pelo Renascimento e Maneirismo. Ele foi predominante na Europa entre os séculos XVI e primeira metade do século XVIII.
A palavra barroco significa “pérola irregular, imperfeita”. Isso até que faz mesmo muito sentido se comparado ao tipo de arte que ficou conhecida por estilo barroco.
A arquitetura barroca surgiu em um momento especial da história humana. As pessoas estavam questionando a visão espiritualizada e teocêntrica pregada pela Igreja Católica durante a Idade Média.
Crescia, portanto, a ideologia racionalista e antropocentrista. Os religiosos não estavam satisfeitos e resolveram fazer o Concílio de Trento, entre 1545 e 1563, em resposta a esse movimento de reforma – a Contrarreforma.
O objetivo deles era reafirmar os dogmas da Igreja, considerados como a “verdade absoluta”.
Dentre as questões abordadas, falou-se sobre o papel das artes. E ficou decidido que deveriam ser instrumento de persuasão do povo, de fácil assimilação.
Foi após o Concílio que surgiu o barroco, que perdurou entre os séculos XVII e XVIII.
Ele partiu da Itália e foi difundido por toda a Europa e América Latina, mas em épocas diferentes em cada país, assim como aconteceu com o estilo gótico.
Esse atraso aumenta quanto mais distante de Trento. Em certos lugares, como na França, é o renascentismo que vai manifestar, em certos detalhes, algumas das características da arquitetura barroca.
Confira outros estilos arquitetônicos marcantes em nosso blog, como a arquitetura grega, arquitetura romana e a exótica arquitetura russa.
Características da arquitetura barroca
O interessante do renascentismo francês empregar detalhes do barroco é que na arquitetura barroca as regras do renascentismo são deixadas de lado.
Mas ambas abordam certas emoções, intensidades e dramaticidades de forma muito semelhante.
De fato, a arquitetura barroca não renega as formas clássicas, mas as transforma. Ela será bem mais subjetiva, suntuosa e ornamentada.
Nesse período artístico, recorria-se a manipulações visuais para alongar as perspectivas das construções, como com as paredes côncavas e convexas.
Também são características da arquitetura barroca o emprego de cártulas, frontões interrompidos e colunas torsas – que, muitas vezes, atravessam pavimentos. Dá para perceber que os arquitetos barrocos adoravam o movimento.
Vale a pena ter uma casa no estilo barroco?
Proporções incomuns e irregulares, exageros, suntuosidade, cenas realistas, presença de espaços e formas ovais, exaltação de figuras católicas, como Deus e Jesus Cristo, presença de murais nos tetos, abóbadas, arcos e colunas tortas, muito dourado, jogos de luz, sensação de perpetuidade e grandeza, espaços centralizados, fachadas que remetem à sensação de movimento, cúpulas desenvolvidas, efeitos teatrais e cenográficos: essas são as principais características do estilo barroco.
A arquitetura barroca não é muito comum no ambiente urbano, a não ser por Roma, onde o arquiteto Domenico Fontana teve a incumbência de enfatizar o papel da cidade como um local santo e os pontos focais do panorama urbano foram demarcados com grandes obras.
O estilo barroco empregado no Brasil tem forte influência do praticado em Portugal, onde a crise econômica fez com que os adornos fossem mais contidos, devido à necessidade de economizar no uso de materiais, criando características mais discretas e com fachadas mais simples e pouco ostentativas.
O escultor, entalhador e arquiteto Antônio Francisco Lisboa, conhecido por Aleijadinho, é o principal expoente nacional do conceito, sendo que, grande parte do seu acervo pode ser encontrado em Minas Gerais, em especial nas cidades históricas de Ouro Preto, Sabará, São João del-Rei e Congonhas.
Os maiores destaques das obras de Aleijadinho são a Igreja São Francisco de Assis, em Ouro Preto, e o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, localizado na cidade de Congonhas.
Para quem busca referências mais clássicas, a fachada e a cúpula da Basílica de Santo André do Vale, fachada da Basílica de São Pedro e Palazzo Barberini são algumas das obras de Carlo Maderno.
Outros exemplos clássicos de arquitetos que foram referências no estilo barroco ficam por conta do inglês Inigo Jones, que é responsável pela Casa da Rainha Elizabeth II e a Casa dos Banquetes, e o francês François Mansart, que desenhou o Castelo de Blois e a Igreja Val-de-Grâce.
O que você encontra de barroco na Arqplace?
Apesar de ser um estilo muito característico, você consegue encontrar alguns elementos mais atuais de inspiração barroca para a sua casa.
Aqui na Arqplace, por exemplo, você consegue encontrar peças em dourado, uma cor essencial para transmitir a suntuosidade do barroco.
Também, itens que oferecem um design mais arredondado, com linhas suntuosas e delicadas.
Aproveite, também, para usar peças que conversem com outras importantes influências arquitetônicas da história, sempre tendo a opção de escolher produtos de alta qualidade e com ótimo preço.
Acesse agora mesmo o nosso site e saiba mais!