01/08/2022

Como funcionam as argamassas?

Sempre que estamos pensando em construção ou reforma, alguns elementos são frequentes em nosso planejamento: cimento, areia, pedra, tijolos, azulejos, revestimentos, pisos e, com frequência, as argamassas.

Esse material está em todo tipo de projeto que se tenha e é um dos itens mais importantes em qualquer tipo de trabalho que envolva arquitetura e construção civil.

Mas, você sabe, exatamente, o que é a argamassa? Como ela funciona? Por que é tão importante para a sua obra?

Nós preparamos um verdadeiro guia sobre esse material e iremos ajudá-lo a entender o porquê de essa frequência ser tão alta.

Entenda tudo sobre as argamassas e veja porque vale a pena investir em uma que tenha boas características!

 

O que são as argamassas?

A argamassa é um material obtido a partir da mistura básica entre cimento, areia, cal e água, em sua formação mais simples. Algumas argamassas podem obter elementos extras em sua composição.

Sua principal característica é a de unir dois tipos de interface. Por exemplo, o revestimento ao tijolo da parede.

Quanto mais compostos forem inseridos na mistura cimentícia, mais vão sendo alteradas as características básicas da argamassa e mais poderosa ela vai se tornando, sendo capaz de conectar itens mais pesados.

 

Como as argamassas funcionam?

A proposta da argamassa é a mesma de outros tipos de massa cimentícia: ela é mole assim que criada, porém, após a sua utilização entre as interfaces, vai se tornando mais dura e firme.

Por isso se torna ideal para conectar revestimentos e tijolos, por exemplo.

Essa mudança de estado acontece devido à cristalização dos aluminossilicatos presentes no cimento. Quando eles se hidratam, ficam mais maleáveis. Quando secam, se tornam mais rígidos.

 

Quais são os tipos de argamassa?

Todas as argamassas são obtidas a partir da mistura entre os materiais que citamos. A adição da água, portanto, serve principalmente para torna-la menos resistente e, assim, favorecer a sua manipulação.

No entanto, dependendo do motivo para o qual ela será utilizada e para os materiais que serão aderidos pela massa, ela pode apresentar mudanças em seu “traço”. Esse termo está diretamente ligado à quantidade de determinado componente que faz parte da argamassa. Cada uma dessas alterações muda, também, a orientação de uso das argamassas.

Por exemplo, quando ela é usada para alvenaria, a quantidade de componentes formadores é diferente da quantidade usada para argamassas cuja função seja colante.

Nós trouxemos os principais tipos de argamassa para você entender para que ela é mais utilizada na construção civil brasileira:

Argamassa colante

A argamassa colante é a que apresenta características de maior aderência. Normalmente é utilizada para assentar revestimentos cerâmicos, porcelanatos, pedras naturais e blocos de vidro.

Dentro da definição da argamassa colante, ainda é possível escolher para qual tipo de assentamento ela será utilizada. Isso vai orientar na escolha do melhor material.

Por exemplo:

- AC-I: usado para revestimentos em áreas internas, secas ou úmidas;

- AC-II: para ambientes internos e externos, pois apresenta mais resistência à variação de temperatura;

- AC-III: ideal para assentar placas grandes e em fachadas;

- AC-III E: possui maior tempo de cura.

Argamassa para rejuntamento

Usada para fazer o acabamento de rejunte em áreas internas e externas. Também possui variações especiais, veja:

- Tipo I: para áreas internas e externas em que não há tanto tráfego;

- Tipo II: para locais de tráfego intenso ou presença de água;

Argamassa para revestimento e assentamento

Essa argamassa é usada na fase de acabamento da obra, que assenta tijolos e pisos e, ao mesmo tempo, já faz a vedação do material.

Ela tem a função de cobrir, proteger e eliminar qualquer tipo de imperfeição. As suas variações são:

- Argamassa para reboco;

- Argamassa impermeabilizante;

- Argamassa decorativa em monocamada;

- Argamassa decorativa em camada fina.

 

Qual a importância de investir em boas argamassas?

Você entendeu como a argamassa é uma peça fundamental em qualquer tipo de projeto, não é mesmo? É por isso que você deve investir em materiais que tenham qualidade, para evitar que a sua reforma ou construção perca justamente nessa fase tão fundamental.

Afinal, já imaginou ter a sua casa prontinha e, em alguns dias, os revestimentos começarem a cair? Ou apresentarem rachaduras? Seria bem desgastante.

Para evitar situações como essa, é fundamental que você já realize um investimento assertivo desde o começo. Escolha as melhores argamassas à disposição e torne o seu trabalho bem mais vantajoso.

E, para que você consiga encontrar as melhores opções considerando o custo-benefício, a Arqplace está aqui para ajudar.

Em nossa loja online você encontra as argamassas de maior qualidade, para que possa ter o que há de mais moderno e tecnológico em sua obra, evitando desgastes e favorecendo para que a obra se torne ainda melhor.

Acesse agora a nossa página e confira os nossos preços e condições de pagamento!

Fale conosco
pelo Whatsapp