24/06/2022

Quais os diferentes tipos de revestimento esmaltado?

Quando se está planejando uma obra e chega nos detalhes de acabamento, o revestimento esmaltado sempre surge como uma opção ideal. Afinal, com custos variáveis, é possível encontrar peças com valores acessíveis e que cabem no bolso de qualquer projeto. Além disso, elas também são desenvolvidas de maneira a se tornarem verdadeiras peças de decoração.

Mas, da mesma maneira que esse revestimento é assertivo, também se torna muito genérico falar “revestimento esmaltado”, apenas. Isso porque, há diferentes tipos de revestimento com essa característica e conhece-los vai ajuda-lo a escolher o ideal para o seu projeto. Confira quais são os mais comuns e os seus detalhes.

 

O que é revestimento esmaltado?

Revestimento esmaltado é todo tipo de peça de revestimento que recebeu uma fina camada de esmalte em sua face externa. Essa aplicação garante que a peça se tornará mais resistente aos eventos externos, como móveis sobre ele ou exposição a intempéries.

Essencialmente, um revestimento esmaltado é mais durável, mas isso não significa que sejam peças rústicas. Ao contrário! A aplicação do esmalte faz com que o revestimento se torne ainda mais delicado.

 

Qual a diferença entre revestimento esmaltado e outros tipos de revestimento?

A principal diferença do revestimento esmaltado para os de outros tipos, como o rústico, as pedras naturais, as madeiras e os vinílicos, é o seu acabamento refinado. Afinal, a aplicação do esmalte na face externa faz com que se tornem mais destacados os detalhes da peça. Por isso, é comum que as marcas relacionadas com o design, como desenhos de veios ou estampas, sejam idealmente criadas em peças de revestimento esmaltado.

Porém, ainda podemos destacar outras diferenciações que esse tipo de revestimento tem em relação aos outros comuns de mercado. Veja só:

- Baixa absorção de água, o que a torna ideal para áreas molhadas;

- Diversas versões, que atendem a projetos de todos os estilos;

- A versatilidade, que permite que também possam ser usados em áreas internas, externas, com exposição e secas;

- Suja com menos frequência e é mais difícil de encardir. Complementando esse tópico, a limpeza também é bem simples, sendo ideal o uso de água e sabão neutro.

 

3 tipos de revestimento esmaltado que você conhece

Partindo do pressuposto de que o revestimento esmaltado é todo o tipo de cerâmica que possui uma fina camada de esmalte em sua face, podemos inserir alguns tipos diferentes dentro dessa definição. São os chamados “tipos de revestimento esmaltado” e temos 3 principais e mais conhecidos exemplos.

Certamente você já os conhece e deve ter inserido em seu projeto residencial. Veja só os seus detalhes principais:

- Azulejos: peças cerâmicas onde uma face é revestida com esmalte, que pode ser brilhante e acetinado. Além disso, também há opções de azulejos estampados;

- Pastilhas: peças de características semelhantes ao do azulejo, porém bem menores. Também possuem diversos tipos de acabamento e são muito usadas em ambientes molhados, como piscinas e banheiros;

- Porcelanato: os porcelanatos são placas cerâmicas que passaram por procedimentos de prensas diferenciados. Possuem alta resistência e pouca porosidade. O acabamento brilhante o torna elegante para áreas internas.

 

Como pode ser o acabamento de um revestimento esmaltado?

O revestimento cerâmico, por si só, já uma peça que faz parte do processo de acabamento dos projetos. Porém, eles também podem ter um acabamento especial, que fará com que as peças tenham ainda mais detalhes e agreguem mais valor à obra. Veja quais são os tipos de acabamento dos revestimentos esmaltados e as suas principais indicações de uso:

Polido

Acabamento estético de alto padrão, lembrando pequenos cristais na face externa do revestimento esmaltado. As resinas que são inseridas na peça são diamantadas, que preenchem todas as imperfeições da face, tornando-a perfeitamente plana. Para quem deseja brilho na casa, esse é o acabamento ideal.

Brilhante

Outra escolha inteligente para quem deseja acabamento chamativo, é o revestimento brilhante. Eles refletem tanto a luz, que acabam gerando uma espécie de iluminação indireta no ambiente onde são inseridos. Mas, esse acabamento acaba sendo mais liso, e, por isso, escorregadio. Por isso, considere essa característica quando estiver escolhendo.

Mate

O acabamento mate nos revestimentos esmaltados reduz o brilho da peça. Juntamente com isso, acaba tornando o elemento mais áspero e, portanto, menos escorregadio. Quando se escolhe esse tipo de revestimento, ele agrega ainda mais beleza a espaços onde há elementos de madeira.

Externo

Um último tipo de acabamento que pode ser usado nos revestimentos esmaltados, é aquele que o torna ideal para áreas externas. Nesse caso, ele é preparado para ter ainda mais durabilidade às intempéries. Além disso, também é mais áspero e bem menos escorregadio, sendo uma boa escolha para locais molhados, como ao redor de piscinas.

 

Está pensando em colocar revestimento esmaltado em sua casa?

Certamente, o revestimento esmaltado é aquele tipo de escolha que não tem erro. Por isso, se torna ideal para as pessoas que querem a segurança de uma peça que vai lhes trazer beleza e funcionalidade. Mas, ao mesmo tempo, ele também se mostra uma escolha interessante para quem está em busca de um acabamento que seja moderno, elegante e prático. Isso faz com que ele seja ideal para quem quer ousar e deseja uma casa moderna e bonita.

Então, escolhê-lo não tem erro. A única chance de errar, é escolhendo as peças em locais que não sejam ideais. Por isso, se estiver pensando em revestimentos esmaltados com a garantia de qualidade e com todos os detalhes que consideramos ao longo do conteúdo, você deve ir até a Arqplace.

Acesse agora o nosso site e conheça todos os modelos de revestimento esmaltado que temos à disposição. Certamente, um deles vai tornar o seu projeto ainda mais bonito.

Fale conosco
pelo Whatsapp